27 de abril de 2010

FIA: Comissão Feminina se reúne pela primeira vez

Grupo, liderado por ex-piloto de rali, busca incentivar mais mulheres no esporte

Pela primeira vez em sua história, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) realizou a reunião da Comissão Feminina de Esporte a Motor, em Paris.

Com o objetivo de "facilitar a participação total das mulheres em todos os aspectos do esporte a motor", a comissão pretende estimular a presença de mais mulheres no automobilismo principalmente na F-1, que não vê uma pessoa do sexo feminino em um cockpit desde Giovanna Amati, no ano de 1992.

No entanto, nos bastidores, são muitas as mulheres que trabalham na categoria, como a diretora administrativa da Sauber, Monisha Kaltenborn. O grupo de 19 integrantes, liderado por Michele Mouton, ex-piloto de Rali, foi recepcionado pelo presidente da FIA, Jean Todt.

"Os filiados da FIA ao redor do mundo compreendem homens e mulheres, cada qual com uma parte idêntica no esporte. Assim como muitas federações internacionais, vamos apoiar, promover e ajudar no avanço da participação das mulheres no esporte, garantindo igualdade a todos", afirmou o francês.

Mouton retribuiu as palavras prometendo fazer com que mais mulheres sigam seus passos: "As mulheres já têm seu lugar no automobilismo; elas já provaram isso. Mas, durante muitos anos, me perguntaram se haviam pessoas repetindo o que fiz. Espero que a comissão possoa ajudar a responder essa pergunta, e que consigamos atrair e apoiar mulheres em todas as áreas."

Atualmente, Danica Patrick, Milka Duno, Simona de Silvestro, Sarah Fisher e Bia Figueiredo representaram o sexo feminino em uma categoria "top" do automobilismo, a Indy. Entre outras pessoas, também merecem destaque Susie Stoddart e Katherine Legge no DTM, assim como Natacha Gachnang no FIA GT.


Fonte: Tazio

Sem comentários: