28 de abril de 2010

Räikkönen: eu sempre vou encontrar algo para fazer


Kimi Räikkönen pilota no rali esta temporada. Seus planos para a próxima temporada estão completamente abertos e Räikkönen ainda não vai começar a se preocupar com o futuro. E ele não tem motivos para fazê-lo, como o próprio homem já diz: "eu sempre vou encontrar algo para fazer."

Räikkönen chegou em quinto no Rali da Turquia. Parte dos estágios era no asfalto.

- É claro que é um pouco mas familiar do que pilotar no cascalho, mas lá pilotamos no asfalto com pneus de cascalho, e isto é algo completamente novo. Então, quando pilotarmos com pneus realmente de asfalto, vai ser mais parecido com o que estou acostumado.

- Quando eles já pilotaram nas mesmas estradas de 6 a 8 anos, os caras mais velhos têm uma grande vantagem, pois eles lembram das estradas quase de cor. É daí que vem a diferença. no verão, haverão corridas de asfalto completamente novas, então ninguém vai sair em vantagem lá.

O nome de Kimi tem sido destacado, novamente, em boatos em relação à F1. Räikkönen admite que os boatos são parte do automobilismo.

- Primeiramente, há muitos repórteres no mundo da F1. Todo mundo quer ter uma história e eles entrevistam muitas pessoas, das quais algumas dizem coisas falsas de propósito, e algumas dizem coisas verdadeiras. Então tudo fica confuso, diz Räikkönen.

- Todo mundo quer criar sua própria história. Sempre houveram boatos e sempre haverão.

Não há muita verdade nas histórias recentes. Eles tentaram encaixar o finlandês na F1, mas no momento, Räikkönen está focado no rali.

- Eu só tenho um contrato para este ano, então tudo pode mudar no ano que vem. Não estou com nenhuma pressa para decidir qualquer coisa, ainda há muitos meses antes de eu ter mesmo que começar a pensar sobre isto.

O retorno à F1 é possível, mas Räikkönen admite as desvantagens do esporte. Sem dúvida, a perseguição da mídia é menor no WRC do que na F1, que é saturada de boatos e mídia.

- É claro que a F1 é o esporte que eu fiz por muito tempo, minha profissão. É claro que você deveria querer continuar, mas há também muitas outras coisas que você pode fazer para viver.

- Há muita coisa inútil na F1 que muitos não gostam. Muito de tudo e pessoas brigando por coisas inúteis. Realmente, estas coisas não deveriam estar lá e isso estraga muitas coisas boas do esporte, diz Räikkönen.

O contrato com a Red Bull é por este ano. O Homem de Gelo está calmo e tranquilo quando fala sobre seu futuro. As portas da F1 ainda não estão fechadas.

- É claro que eu tenho que ver o que o próximo ano traz consigo. Não tenho nada contra a F1, mas também não tenho um desejo insaciável de retornar para lá. É claro que as coisas podem mudar de repente.

- Nâo me preocupo muito, eu sempre vou encontrar algo para fazer, Räikkönen diz, finalizando a entrevista.

Por que o nome de Räikkönen está nos créditos do novo álbum do Guns n' Roses e qual é seu filme favorito? Assista ao YLE Urheilu Urgent na próxima segunda-feira, quando você poderá ouvir mais dos pensamentos de Räikkönen.

Fonte: YLE.fi
Agradecimento: Nicole
Tradução: Fran

Sem comentários: