por Marcus Grönholm
Vamos alcançar Kimi Räikkönen primeiro, ele foi definitivamente o maior nome finlandês do Rali da Turquia.
Sucesso na série WRC não vem de uma vez só - nem mesmo se você tivesse vencido tudo que fosse possível nas séries menores. Sem falar de como é difícil ser bem-sucedido para um piloto que não correu ralis antes. A quinta posição de Kimi na Turquia foi uma realização realmente difícil, de verdade.
Ok, com mais de cinco minutos para os líderes, mas vamos esquecer os minutos. O mais importante foi a posição. Agora Kimi encontrou o verdadeiro ritmo, agora ele deu seu toque. Ótimo.
A quinta colocação deu a Kimi a credibilidade e a confiança em si que vai levá-lo longe novamente. O Rali da Turquia provou que ele está no caminho certo. A jornada para o topo começou.
Kimi melhorou sua escuta às notas, e ele também aprendeu a conhecer melhor seu Citroën. É por isso que ele tem coragem para pisar ainda mais fundo no acelerador.
No futuro, o mais importante para ele é ter a calma para aprender. Ele tem que ter a energia para lutar constantemente para crescer e ser bem-sucedido também no rali. A hora de vencer, com a qual ele estava acostumado na F1, vem mais tarde.
Fora isso, nada de novo e maravilhoso aconteceu na Turqui. O rali foi vencido por - surpresa, surpresa - Sébastien Loeb, alguém já ouviu falar do homem? Ora, bem, parece que vai ser assim de novo de corrida a corrida. A Citroën e Loeb liderando enquanto os outros choram.
Não tem havido nenhuma batalha real pela vitória. Quando era hora, Loeb chegava em seu próprio ritmo e fazia a vitória parecer ridiculamente fácil. Inacreditável.
Mikko Hirvonen veio com seu Ford num ritmo que era bom, mas tenho certeza que ele ainda está nervoso de ter batido numa pedra. É claro que a batalha ainda não foi decidida, mas nas próximas corridas, a diferença de Mikko para Loeb nos pontos não deve passar dos 40. Senão, a batalha vai se acalmar notavelmente e então ninguém mais terá energia para se empolgar com as corridas.
Mas é bom que Mikko está atacando e correndo riscos e que ele tentou a vitória no limite. Eu mesmo sou desta opinião, porque durante minha própria carreira eu encontrei o estilo de pilotagem ideal através de inúmeros erros e saídas de pista. Mas é assim que é, Loeb só é conquistado ao arriscar, você não vai batê-lo de outra forma. E, como você ganha 25 pontos por cada vitória, a importância de vencer é grande.
Tenho certeza que Malcom Wilson da Ford não ficou satisfeito quando Jari-Matti Latvala rodou. Ok, da mesma forma que com Mikko, estas coisas acontecem às vezes quando você piloto no limite. Temos que lembrar que Jari-Matti pilotou três corridas regularmente antes disto.
Wilson deve estar irritado vendo a Citroën no topo novamente, levando em conta a batalha das construtoras. A equipe francesa agora tem quatro carros e pilotos competitivos, enquanto a Ford só tem dois.
A Ford tem que mostrar do que é feita nas próximas corridas. O nível atual não é suficiente.
Fonte: Iltalehti.fi
Agradecimento: Nicole
Tradução: Fran
Sem comentários:
Enviar um comentário