Texto por Marko Mäkinen
8ª posição e quatro pontos no campeonato. Nenhum outro esportista finlandês havia antes marcado pontos de campeonato tanto na F1 como no WRC. Kimi Räikkönen o fez - e ainda vem mais por aí.
Apesar de todas as expectativas irreais que a mídia criou, Kimi Räikkönen conseguiu passar pelos três ralis-WRC quase com excelência. Ele agora tem os primeiros pontos no campeonato em seu bolso, apesar do próprio Räikkönen ter esperado marcar pontos pelo menos no outono.
Ele cometeu erros, e isto não surpreendeu ninguém, nem mesmo o próprio Kimi. O rali é um esporte brutal onde você não volta para a estrada após um erro de pilotagem. Enquanto na F1 você pode cometer um erro com a linha de traçado que vai levá-lo além das bordas ou no máximo para uma área de segurança, no rali, novamente, um erro de julgamento semelhante cria uma roleta rodopiante de seis voltas que pode terminar a corrida inteira, como mostrou a experiência de Kimi no México.
Longos dias de trabalho vieram como uma surpresa
É claro que Räikkönen pôde se preparar com antecedência para quase tudo, mas uma coisa surpreendeu até mesmo ele: em relação a tempo, o WRC é como o Exército para Oficiais e a F1 o Serviço Civil Alternativo. No rali, você dorme e come quando tem tempo, o alarme do relógio toca às 5 da manhã, depois do qual você senta no carro de corrida por cinco dias até que o sol se ponha (incluindo no reconhecimento). Foram aqueles dias longos de corrida que trouxeram de volta as dores na coluna de algumas corridas antigas de F1 que você não pode tratar de qualquer forma no rali.
Também a mudança da rotina diária prejudicaram a concentração do asto de F1. Kimi estava acostumado a tirar sonecas revigorantes no paddock da F1, mas no rali você não pode fazer o mesmo. Quando uma rotina de 10 anos muda de repente assim, não há como evitar ter o vigor afetado.
Kimi não é um desistente
Com a performance e desenvolvimento de Räikkönen, não é uma questão de velocidade ou falta de talento, é sobre realçar estas numa abilidade completa de ter uma performance da maneira mais eficiente possível.
Ainda assim, Kimi não se arrependeu nenhuma vez de sua decisão de mudar para o rali. Você pode ver através de tudo que o rali é exatamente o que ele quer fazer no momento. Se Räikkönen tivesse uma natureza de desistente, ou se ele simplesmente se satisfizesse com a primeira sensação boa, ele certamente teria ido direto para o helicóptero no Rali da Suécia quando ele pilotou para dentro do banco de neve, mas em vez disso, ele começou a escavar com uma pazinha de plastico para tirar seu carro do banco e continuou sua corrida após trabalhar por meia hora.
O principal objetivo de Kimi esta temporada tem sido terminar ralis e pilotar o mais rápido possível. Outros estabeleceram objetivos de resultados mais difíceis, mas Räikkönen disse sabiamente que 'se você não pode terminar o rali é inútil estabelecer quaisquer outras metas para si mesmo.'
Na Jordânia, Räikkönen diminuiu seu ritmo para um nível de segurança para que ele pudesse terminar o rali. Foi uma performance humilde de um homem profissional, pilotar pelo resultado final, e trouxe a ele bons primeiros pontos para aumentar seu próprio ritmo nos próximos ralis, para chegar mais perto dos pilotos no topo.
Kimi pilota com os ajustes de Loeb
Kimi Räikkönen tomou a primeira grande decisão de sua carreira durante o primeiro intervalo de serviços do Rali da Suécia, quando ele mudou seus ajustes para que eles fôssem iguais aos de Sébastien Loeb. Com esta decisão, Kimi queria se concentrar mais na pilotagem a partir das notas, colocando os problemas de ajustes do carro de lado.
Os ajustes de Loeb de suspensão e de transmissão de potência não combinam naturalmente com o estilo de pilotagem de Räikkönen, mas ele humildemente decidiu aprender um novo estilo de pilotagem. Ponto final.
O aprendizado ainda continua. Räikkönen fez a única exceção para o primeiro estágio na Jordânia, quando sua posição de largada era em 10º. Eles esperavam que a estrada ficaria limpa de pedras e areia antes da vez de Kimi, é por isso que a suspensão da Citroën foi alterada para notavelmente mais dura do que os outros tinham. Esta decisão se provou completamente errada: a superfície da estrada estava ainda mais escorregadia do que estava para os primeiros carros, então não foi nenhuma surpresa que Kimi disse após os estágios que foi a corrida mais difícil e desafiadora de sua carreira automobilística.
Após o desafio, Räikkönen voltou aos ajustes de suspensão de Loeb, e ele vai confiar nelas no futuro também.
Fonte: Vauhdin Maailma
Agradecimento: Nicole
Tradução: Fran
[nota: este texto foi escrito antes do Rali da Turquia]
25 de abril de 2010
Um passo mais pronto
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