25 de abril de 2010

Räikkönen "sabia que seria difícil"

Kimi Räikkönen marcou seus primeiros pontos no WRC na Jordânia e na Turquia. O finlandês sabe que vai progredindo, mas permanece ciente da distância que o separa dos melhores


Kimi Räikkönen, em seu quarto rali com a equipe Citroën Junior, no último final de semana na Turquia, fez parte pela primeira vez do top 5. Uma bela performance para o Campeão Mundial de F1 de 2007, satisfeito em ver seu progresso corrida após corrida. "Estou melhorando em tudo," ele reconhece à Auto Hebdo esta semana. "Você sabe muito bem quais são os passos! Tudo acontece ao mesmo tempo. Pouco a pouc, tudo me parece melhor e mais fácil."

Contudo, o finlandês sabe que ainda não tem o nível de ataque que seu carro o proporciona. Para progredir, Kimi Räikkönen decidiu não arriscar, uma estratégia que o permitiu marcar seus primeiros pontos. "O que conta é acumular a quilometragem, estar na linha de chegada. Os pontos são a consequência. Seu número depende nos eventos de corrida que afetaram os melhores. Na Jordânia, achei os especiais tão difíceis que nunca arrisquei. Meus pontos foram simplesmente consequência de ter chegado ao final. Na Turquia, não foi exatamente a mesma coisa. De cara, tentei somente conduzir. Logo, consegui naturalmente ir melhor que Villagra e Wilson. Não são os pilotos do topo, mas é uma primeira satisfação."

Contudo, o finlandês encontrou severas dificuldades, como no Rali da Jordânia, onde a complexidade do campo o forçou a adotar um ritmo pouco elevado. "A Jordânia, achei horrível. As estradas são cegas, tortuosas. Eu me senti perdido. Eu realmente só queria chegar ao final e para que isto acontecesse, eu não tinha outra escolha senão ser lento."

Kimi Räikkönen aprende, então, passo a passo, dentro de uma disciplina que ele descobre a cada quilômetro. "Eu sabia que seria difícil. Não é pior do que eu esperava. Salvo na Jordânia. Lá, eu realmente sofri." Mas, ainda lúcido, o finlandês não ficou menos ambicioso. "Eu conheço a profundidade da distância que me separa dos melhores. Sei que acabo de conseguir tempos intermediários comparados aos deles. Me resta multiplicar estes momentos. Eu estou progredindo, mas quinto, a seis minutos dos líderes, não é isto que eu quero."

Fonte: AutoHebdo
Tradução do francês: Fran

Sem comentários: