18 de abril de 2010

Na estratégia, Button vence e é novo líder de 2010

Corrida caótica conta com muitos lances polêmicos, um entre Alonso e Massa



Uma estratégia acertada de não colocar pneus intermediários no início da prova foi vital para a segunda vitória de Jenson Button em 2010.

O inglês esperou a hora certa para fazer suas paradas no meio da instabilidade do tempo, que tornou a corrida maluca, assumiu a liderança após um erro de Nico Rosberg e liderou a dobradinha da McLaren, se tornando o novo líder do campeonato com 60 pontos.

Lewis Hamilton deu show e, mesmo com o dobro de paradas do parceiro, chegou apenas 1s5 atrás, em uma das maiores atuações de sua carreira. No entanto, a disputa dentro da área dos boxes com Vettel pode gerar punições após a corrida.

A Rosberg, sobrou o terceiro lugar, à frente de Fernando Alonso, da Ferrari, que chegou a ser punido por queimar a largada e também se envolveu em confusões nos boxes ao passar o parceiro Felipe Massa na faixa de rolamento antes dos boxes.

O melhor brasileiro foi Massa, nono com a Ferrari, somando apenas dois pontos e vendo a liderança sair de suas mãos. Rubens Barrichello, da Williams, terminou em 12°, enquanto Bruno Senna conseguiu completar mais uma corrida com a Hispania, em 16°. Já Lucas di Grassi abandonou após 27 voltas.

A corrida em detalhes

Na largada, Fernando Alonso queimou a largada, pulando de terceiro para a ponta. Nessas, a chuva chegou de vez, fazendo Liuzzi perder o controle do carro e levar o Kobayashi junto para fora da prova, provocando a entrada do safety car.

A entrada do carro de segurança foi o estopim para a maioria dos pilotos entrarem nos boxes e colocarem pneus de chuva; na quarta volta, a prova foi reiniciada com Rosberg na ponta, seguido de Button e Kubica, que não realizaram pit stops.

Alonso foi punido na sexta volta, enquanto muitos que arriscaram colocar pneus de chuva se arrependeram, entrando nos boxes em seguida para voltar aos compostos de pista seca. A água pingava em alguns lugares, mas não compensava usar pneus ranhurados, ainda, o que foi ótimo para Rosberg.

Esse "chove ou não chove" deixou a prova extremamente agitada no meio do pelotão: Massa quase se atolou na brita da entrada dos boxes, enquanto Hamilton e Vettel se pegaram do início ao fim da faixa de rolamento _incidente que seria investigado após o GP. Enquanto isso, Rosberg abria 30s para Alguersuari, quinto, após nove voltas, sem parar nos boxes.

Com 11 voltas, Hamilton dava show e passava um por um, chegando a sexto lugar após 13 voltas. E Rosberg, Button e Kubica estavam tranquilos lá na frente, 30s à frente de Petrov, quarto. Ou seja: duas corridas diferentes aconteciam no mesmo GP.

Oito voltas depois, Rosberg comete um erro, sai da pista e Button assume a liderança _sinal de que a chuva apertou novamente _iniciando um novo ciclo de paradas, que, desta vez, contou com a presença de todos os pilotos. Nessas, Alonso passou Massa na faixa de rolamento.

Sem muita explicação, o safety car entrou na pista na 21ª volta, ficando quatro voltas e anulando toda a vantagem dos três primeiros para o resto do pelotão. O reinício foi um salseiro, com spray d'água e todos os carros amontoados, mas nenhum acidente. E, na metade da prova, Button liderava Rosberg, Hamilton, Kubica, Petrov e Alonso.

A partir de então, as coisas deram uma acalmada. Mas, na volta 39, o líder Button trocou os pneus, enquanto Hamilton se colocava em segundo. A cinco voltas do fim, Button deu uma escapadinha e quase viu a vitória escapar de suas mãos. No fim, uma disputa interressante entre Massa e Schumacher, com o brasileiro levando a melhor.

Com o término do GP da China, a F-1 tira um intervalo de três semanas até o início da temporada europeia, dia 9 de maio, na Espanha, em Barcelona.

Pos/Driver/Team/Time
1. Button/McLaren-Mercedes/1h44:42.163
2. Hamilton McLaren-Mercedes/ + 1.530
3. Rosberg/Mercedes/+ 9.484
4. Alonso/Ferrari/+ 11.869
5. Kubica/Renault/+ 22.213
6. Vettel/Red Bull-Renault/+ 33.310
7. Petrov/Renault/+ 47.600
8. Webber/Red Bull-Renault/+ 52.172
9. Massa/Ferrari/+ 57.796
10. Schumacher/Mercedes/+ 1:01.749
11. Sutil/Force India-Mercedes/+ 1:02.874
12. Barrichello/Williams-Cosworth/+ 1:03.665
13. Alguersuari/Toro Rosso-Ferrari/+ 1:11.416
14. Kovalainen/Lotus-Cosworth/+ 1 volta
15. Hulkenberg/Williams-Cosworth/+ 1 volta
16. Senna/HRT-Cosworth/ + 2 voltas
17. Chandhok/HRT-Cosworth/+ 4 voltas


Melhor volta: Hamilton, 1:42.061

Desclassificados/não completaram:

Piloto/Equipe/Volta
Trulli/Lotus-Cosworth/27
Di Grassi/Virgin-Cosworth/9
De la Rosa/Sauber-Ferrari/8
Buemi/Toro Rosso-Ferrari/1
Kobayashi/Sauber-Ferrari/1
Liuzzi/Force India-Mercedes/1
Glock/Virgin-Cosworth/1


Fontes: Tazio, Autosport

Sem comentários: