19 de abril de 2010

Ecclestone descarta adiamento do GP da Espanha por vulcão na Islândia

Bernie Ecclestone afirmou que o caos aéreo na Europa, provocado pela erupção do vulcão Eyjafjallajoekull, na Islândia, não vai afetar a realização do GP da Espanha, marcado para daqui a três semanas

A dúvida em torno da realização do GP da Espanha da F1 – marcado para daqui a três semanas – é imensa por causa do caos aéreo na Europa provocado pela erupção do vulcão Eyjafjallajoekull, na Islândia, mas Bernie Ecclestone tratou de afastar qualquer hipótese de cancelamento da etapa. O chefe-executivo da categoria garantiu que a prova em Barcelona vai acontecer no dia agendado, independente dos atrasos nos voos por conta do fechamento dos principais aeroportos do continente europeu.

"Eu tenho certeza de que tudo vai dar certo", disse Ecclestone, ainda em Xangai. "Não há nenhuma questão sobre cancelar o GP da Espanha. Claro que isto está causando problemas a todos, mas todos nós vamos encontrar uma maneira de chegarmos em casa", acrescentou o presidente da FOM (Formula One Management).

Algumas equipes do grid, como Ferrari, McLaren e Lotus, decidiram fazer voos fretados de volta à Europa. A equipe italiana, por exemplo, vai viajar até Roma e seguir por estrada para a base, em Maranello. Os carros, no entanto, não poderão voltar às fábricas até que os aviões de carga possam sair da Europa, onde estão presos. Se os atrasos nos voos persistirem por mais alguns dias, é provável que os equipamentos sejam mandados diretamente para Barcelona. O problema é que isso atrapalharia o desenvolvimento dos carros, já que as equipes ficariam impossibilitadas de testar atualizações em suas fábricas.

Martin Whitmarsh, chefe de equipe da McLaren, confirmou a volta da escuderia para a Espanha nesta quarta-feira. “Felizmente, já que a Espanha é o único lugar onde você consegue voar, nós podemos ir para lá na quarta e pegar o caminho de casa”, destacou.

Stefano Domenicali mostrou preocupação por causa do atraso no trabalho em cima do desenvolvimento da F10. “Esperar significa ficarmos aqui uma semana ou dez dias, eu não sei, mas estamos vendo se voltamos em voos fretados. Todos estão esperando para ver o que acontece. Pelo lado material, sabemos que ou levamos todas as coisas ou deixamos aqui. Então, ou fazemos outra corrida aqui ou voltamos todos juntos para a Europa", brincou.

Christian Horner mostrou confiança sobre a realização do GP da Espanha, destacando o fato de a prova estar marcada só para o segundo domingo de maio. O chefe da Red Bull afirmou também que as atualizações preparadas para os carros de Sebastian Vettel e Mark Webber ainda estão em fase de preparação, mas devem ser testadas em Barcelona. Contudo, o dirigente confessou que nunca viu uma situação como essa.

"Na minha vida, eu não consigo lembrar de um vulcão em erupção que tenha deixando pessoas ilhadas. Na pior das hipóteses, nós estaremos na Ferrovia Transiberiana. E onde há uma vontade de chegar em casa, há um caminho", ressaltou Horner.

Tranquilidade de uns, dor de cabeça para outros. Por conta da erupção do vulcão Eyjafjallajokull, a Dorna, empresa que comanda a MotoGP, e a Federação Internacional de Motociclismo anunciaram nesta segunda-feira (19) o adiamento do GP do Japão da categoria, que aconteceria no próximo fim de semana, em Motegi. A prova foi remarcada para 3 de outubro. No futebol, a Uefa vai decidir nos próximos dias se os jogos entre Atlético de Madrid e Liverpool e Hamburgo e Fulham, válidos pela Liga Europa, serão adiados ou vão acontecer na quinta-feira.

Fonte: Warm Up

Sem comentários: