17 de abril de 2010

Räikkönen está em forma brilhante na Turquia

Na Turquia, Kimi Räikkönen liderou da largada ao final. No início, ele perdeu brevemente a liderança, mas o finlandês voador logo a recuperou. As condições eram quentes, mas não tão quentes quanto as pessoas esperavam, e apesar de ser a primeira vez de Kimi lá, ele fez uma performance dominante e venceu em Istanbul. Vitória para Räikkönen!


Na verdade, estamos falando aqui não do segundo dia do Rali da Turquia, que terminou esta noite, mas da vitória de Kimi no GP inaugural da Turquia, em 2005.

A memorável vitória do Homem de Gelo na Turquia foi o sexto de seus 18 sucessos em GPs, num circuito que coincidentemente fica ao lado da rota do Rali da Turquia deste ano. O segundo dia do rali pode não ter terminado com champanhe para Kimi - particularmente porque ainda há um dia inteiro de pilotagem amanhã - mas ele ainda esteve em forma brilhante da largada ao final.

Na verdade, sua performance sem erros no desafiador segundo dia do Rali da Turquia foi provavelmente um sucesso tão grande como seu triunfo no circuito de Istanbul Park há pouco menos de cinco anos. Para alguém que completou somente dois ralis do WRC num carro WRC, o progresso de Kimi não foi nada menos que espantoso. Começando o dia em oitavo, ele terminou em sexto.

"Você não pode comparar o GP da Turquia com o Rali da Turquia, porque eles são tão diferentes, mas para mim, o rali é definitivamente mais difícil," disse Kimi, demonstrando sua figura descontraída no estacionamento de serviços com seu boné da Red Bull e seus óculos escuros de marca registrada. "Isto requer tanta concentração como vencer um Grande Prêmio; na verdade, talvez mais porque muitas coisas são novas para mim. Mas hoje foi um dia realmente bom. Pudemos marcar tempos que ficaram mais próximos aos caras da frente e isto é o mais importante. Estou muito satisfeito que pudemos fazê-lo sem correr grandes riscos. Até deixamos o motor morrer algumas vezes, então se você levar isso em conta os tempos não são nada ruins. Vamos ver o que acontece amanhã, mas por enquanto estamos indo realmente bem e estou me sentindo confortável."

O co-piloto Kaj Lindström tem menos experiência por não ter vencido GPs, mas ele ainda conhece uma boa performance quando vê uma: "Eu diria que hoje é o melhor dia que estivemos juntos, eu e Kimi, num carro até hoje," ele disse. "Vem de muitas coisas: mais tempo no carro, mais confiança, e mais prática com as notas de ritmo. Juntando todas essas coisas, você acaba com uma performance bastante boa, que é o que vimos hoje."


Fonte: Red Bull - RallyBuzz
Tradução: Fran

Sem comentários: