25 de abril de 2010

Simplesmente o melhor Rali

Coluna do Kimi: Resumo do Rali da Turquia

Não há motivos para pular no ar de alegria, mas, obviamente, esta é a melhor sensação que já tive desde que comecei minha nova carreira no WRC. Conseguimos dez bons pontos do final de semana na Turquia. A equipe toda ficou muito feliz com o trabalho que conseguimos fazer.

Bem, mais uma vez, provamos que nosso simples objetivo - terminar, terminar, terminar - funciona bem. Quando conseguimos terminar o rali, também conseguimos conquistar um bom resultado.

Em alguns estágios, a questão era principalmente ir com bastante cautela. Especialmente no último estágio, foi bastante traiçoeiro encontrar a velocidade certa. Estava escorregadio, como no gelo. Eu empurrava e Kaj me freava. Mais uma vez, tudo estava funcionando bem e mantivemos o carro na estrada até o finalzinho. Quinta colocação na turquia era mais do que poderíamos ter esperado antes de chegar lá.

Foi um rali difícil, como eu disse. Até os grandões cometeram erros. Mikko Hirvonen bateu numa pedra, quando começou a tentar mais forte, e alguns dos grandes cometeram erros ainda mais custosos.

Obviamente, o top 5 está numa liga própria. Mas fomos os melhores da segunda divisão. Eu fui o centroavante da segunda equipe, se você quiser descrever em termos de hóquei no gelo.

Não tem utilidade tornar isso um grande feito. Eu apenas aproveito este momento. O próximo rali será totalmente diferente e um novo desafio para todos nós.

O Rali da Turquia foi absolutamente o melhor rali que já fiz durante minha curta carreira no WRC. Sem dúvidas.

Era um novo lugar para todos os pilotos. Ninguém conhecia as estradas antes, e como um novato no WRC, tive uma certa vantagem em comparação aos caras do topo, pois nenhum deles havia pilotado 5 ou 10 vezes antes pelas estradas.

Agora não há necessidade de pensar em qual é a distância para o topo, quando fomos a um lugar onde ninguém havia corrido antes. É algo que saberemos melhor depois deste final de semana e que nos dará mais confiança indo para outros novos lugares - como a Bulgária em julho.

O tempo todo estou tendo uma sensação melhor também com o carro. Está melhorando mais e mais a cada vez e também sinto ele mais fácil de pilotar. Esta vez, tivemos alguns estágios no asfalto também. Bem, ainda é cedo para tentar se acostumar aos níveis de aderência, e usamos os pneus de cascalho e o set-up de cascalho também. Então é inútil se envolver muito com os detalhes neste momento.

Agora temos um intervalo, porque eu não vou à Nova Zelândia. Mas não estou de férias. Tenho trabalho a fazer. Espero que consigamos levar os carros de volta à fábrica assim que possível. Estarei me concentrando em meu próximo rali, em Portugal, e fazendo alguns testes antes.

Fonte: kimiraikkonen.com
Tradução: Fran

[Antes tarde do que nunca... peço desculpas pois estive fora a semana toda.]

Sem comentários: