O francês Sébastien Loeb já era tido como o grande favorito ao triunfo no Rali da Alemanha e o piloto confirmou o seu favoritismo logo no primeiro dia de prova, terminando o dia com 9,5 segundos. Já esperada, a superioridade dos Citroën ficou bem expressa na etapa inaugural do rali, na medida em que os dois pilotos da equipa oficial da Citroën estão cerca de um minuto na frente do melhor dos Ford.
Loeb e Dani Sordo têm mantido um interessante duelo pela liderança da prova, sendo que, além do primeiro troço do dia em que Loeb ganhou mais de cinco segundos, os dois pilotos têm rodado em tempos muitos semelhantes, se bem que quase sempre com vantagem a pender para o piloto gaulês.
"Foi um bom dia, um pequeno erro neste último troço. Segui em frente num cruzamento e deixei calar o motor. Isso custou-me algum tempo mas está tudo bem. Vamos ver como corre amanhã. Estou a andar no limite", afirmou Loeb no final da derradeira especial do dia aos microfones da World Rally Radio, com Loeb a confirmar que estava a dar o seu máximo.
Para Sordo, o regresso à equipa oficial da Citroën está a ser bastante positiva, ainda para mais contando também com um novo copiloto, Diego Vallejo, com o espanhol a segurar um segundo posto e a evidenciar ritmo semelhante ao de loeb. "Estou muito satisfeito com o carro e com este primeiro dia. Estou muito contente com o navegador, estamos cada vez melhores e cada vez nos entendemos melhor. Amanhã será difícil mas vou tentar pilotar bem como hoje, mas há que ter cuidado com os pneus", disse Sordo.
Para a Ford, a prova teutónica acaba por ser um misto de sensações: se, por um lado, conseguiem estar a um nível bem melhor àquele evidenciado na última prova de asfalto, na Bulgária, a verdade é que os pilotos da Ford não conseguem estar ao mesmo nível dos Citroën, com Jari-Matti Latvala a ser o terceiro, mas já a mais de um minuto da frente. Além disso, conta com Sébastien Ogier cada vez mais perto de si.
"Esta posição é um pouco surpreendente. Tem sido um bom dia, mas muito duro. Amanhã, os dois troços grandes serão muito difíceis, temos que nos manter concentrados", afirmou o finlandês. Quanto a Ogier, o piloto do Citroën Junior Team passou por um pequeno susto da parte da tarde ao danificar as jantes dianteira e traseira do mesmo lado, ainda que não tenha sido forçado a parar para trocar de pneu na especial. De manhã, já havia contado com algumas dificuldades ao deixar o motor do seu carro calar-se, perdendo alguns segundos preciosos.
Mikko Hirvonen é o quinto, no outro Ford Focus WRC, não conseguindo acompanhar o ritmo dos Citroën e vendo-se batido por Ogier já na fase final deste primeiro dia. Depois de uma manhã para esquecer, fruto de problemas na transmissão do seu Ford Focus WRC, o belga voltou a adotar um ritmo rápido e a ascender algumas posições na geral. Atualmente, é sexto, logo na frente de Matthew Wilson e Kimi Raikkonen, estes separados por escassos segundos. O ex-piloto de F1 não contou com uma manhã fácil, mas as passagens da tarde revelaram-se mais frutuosas para o finlandês, que espera melhorar um pouco mais amanhã.
Apostado a recuperar o tempo perdido logo no primeiro troço da manhã, devido a um furo, Petter Solberg não confirmou o velho ditado popular de que "um raio não cai duas vezes no mesmo sítio". Na verdade, quando o norueguês vinha numa toada rápida para recuperar o tempo perdido e tentar chegar aos lugares contíguos ao pódio, um novo furo na derradeira especial do dia fê-lo perder mais dois minutos para Loeb, caindo para nono, atrás de Kimi Raikkonen. Ken Block é o décimo, com o norte-americano a prosseguir a sua aprendizagem aos traçados alemães pelo meio das vinhas, onde os ganchos são em grande número.
Tempos:
1. Sebastien Loeb Citroen 1h18m52,5s
2. Dani Sordo Citroen + 9,5s
3. Jari-Matti Latvala Ford + 1.04,7s
4. Sebastien Ogier Citroen + 1.10,9s
5. Mikko Hirvonen Ford + 1.14,5s
6. Francois Duval Ford + 3.10,4s
7. Matthew Wilson Ford + 3.15,1s
8. Kimi Räikkönen Citroen + 3.22,8s
9. Petter Solberg Citroen + 4.47,7s
10. Ken Block Ford + 5.42,3s
Fonte: Autosport.pt
20 de agosto de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário