27 de agosto de 2010

Kimi Räikkönen em entrevista à SPOX: "Vettel é o cara mais legal de todos eles"

O quieto finlandês ainda chama sua aposentadoria da Fórmula 1 uma "folga" e deixa em aberto se e quando o veremos de volta no grid. Atualmente ele está gostando de pilotar no rali.

Räikkönen fala à SPOX sobre sua linha de roupas, o Rali da Alemanha, e seu amigo Sebastian Vettel.

SPOX: Sr. Räikkönen, como é ser um piloto de rali? O que é diferente da Fórmula 1?
Kimi Räikkönen: É simples: tudo. São duas disciplinas totalmente diferentes. Na Fórmula 1, as condições de testes ou treinos são basicamente as mesmas, aqui tudo (condições por exemplo) muda. Imagine testar um carro a -25ºC.

SPOX: Parece doido, então você gosta...
KR: Sim, eu adoro! É um novo desafio para mim, o maior de minha carreira como piloto. É muito, muito empolgante.

SPOX: Isto significa que os fãs de Fórmula 1 nunca mais vão te ver num carro de GPs?
KR: Eu não diria isto. Veremos. Primeiro, vamos completar esta temporada e então esclarecer algumas coisas. E então vamos ver.

SPOX: Falando sobre pilotagem - é de fato mais fácil para você pilotar em ralis de asfalto?
KR: Apesar de eu ter pilotado na F1 por muitos anos, não ajuda na verdade, porque o asfalto em linhas permanentes é completamente diferente do que a superfície de estrada aqui do WRC. As dimensões são diferentes, a própria superfície em si, as estradas são acidentadas e os níveis de aderência às vezes são horríveis. Ao passar pela próxima curva, ela pode ser completamente diferente. Não é o caso na Fórmula 1.

SPOX: No Rali da Alemanha, você terminou em sétimo. Está satisfeito com o resultado?
KR: Sim, a Alemanha na Fórmula 1 nunca foi um lugar bom para mim, nos fins de semana tudo nunca ia bem. É bom que no rali agora parece ser melhor. Eu na verdade só queria terminar a corrida e ganhar experiência.

SPOX: Você não leva nada de bom da F1?
KR: Bem, houveram três ótimos e inesquecíveis anos na Ferrari e venci a coroa de campeão mundial com eles. A época de McLaren também foi ótima, apesar de infelizmente nunca conseguirmos ter tudo para vencer o título. Mas agora sou só um piloto de rali.

SPOX: O que faz a Ferrari tão especial?
KR: É cheia de tradição, mas também de emoção. Meu tempo em Maranello foi uma mistura intensa de alegria incrível e momentos difíceis que soldamos juntos como uma equipe, como uma família. Não sou um cara realmente compatível com os italianos, mas encontramos uma base emocional em comum. Eu sempre dei tudo pela Ferrari e eles me deram muito em retorno, mesmo na minha despedida. Sempre haverão lembranças ótimas...

SPOX: Você venceu nove corridas lá. Qual foi a melhor vitória?
KR: Houveram três vitórias que se destacaram: a primeira, é claro, 2007 em Melbourne, não poderia ter tido uma estreia melhor. Então, meu último sucesso em Spa, quando venci com um carro inferior. E especialmente a vitória em Interlagos, onde me tornei campeão mundial.

SPOX: Dizem que a Renault vai trazer você para ser o parceiro de Robert Kubica e dizem que outras equipes estão atrás de você...
KR: Se eu quisesse continuar não teria sido um problema. Mas eu realmente não estava muito empolgado com nenhuma das ofertas o suficiente para que eu me interessasse imediatamente a me comprometer. Então eu resolvi vir para o rali.

SPOX: Na lista dos salários atuais da F1 você ainda é o terceiro piloto mais bem pago...
KR: Eu ainda tenho um contrato com a Ferrari.

SPOX: É verdade que a Pirelli queria que você fosse seu piloto de testes para os pneus de 2011?
KR: Isto você tem que perguntar ao Steve (Robertson, agente de Räikkönen).

SPOX: Você vê a F1 agora do lado de fora. O que mais te incomoda sobre a primeira classe?
KR: Na F1 há muitas outras coisas mais importantes do que a corrida. É muita política e ninguém diz o que pensa porque fica com medo de ser tirado fora do contexto.

SPOX: Você ainda acompanha a F1?
KR: Quase nunca, algumas largadas e melhores momentos. Eu também mal tenho contato com os outros pilotos. Ás vezes eu jogo badminton com Sebastian Vettel.

SPOX: Ele pode vencer o título em 2010?
KR: Eu acho que sim. Mas acima de tudo ele é o cara mais legal de todos eles.

SPOX: Você recentemente lançou moda. Como isto aconteceu?
KR: Meu amigo Uffe é um ótimo designer que criou meus capacetes. Meu estilo próprio é importante para mim e então pensamos em trabalhar juntos para fazer algo. Então agora lançamos estes novos bonés e algumas roupas. Espero que as pessoas gostem porque é o que eu gosto - confortável e descolado.

Fonte: Spox.com
Agradecimento: Julia
Tradução: Fran

Sem comentários: