Prévia do Rali da Alemanha - Red Bull - Kimi Räikkönen
A última vez que Kimi Räikkönen colocou os pés numa área militar foi provavelmente quando ele serviu no exército nacional quando era jovem na Finlândia.
Todos os maiores de 18 anos têm que cumprir serviço militar na Finlândia, até mesmo campeões mundiais de Fórmula 1. Então, a cada ano, 27.000 homens finlandeses (mulheres estão isentas) se unem ao exército. Em retorno por acordar às 5 da manhã e ter que aguentar banhos frios por até um ano, os jovens recrutas são pagos entre quatro e dez euros por hora.
A maioria deles anseia nunca mais retornar. Mesmo assim, Kimi vai retornar ao serviço militar mais uma vez neste fim de semana, quando ele vai encarar alguns dos estágios mais desafiadores do Campeonato Mundial de Rali, na área militar de Baumholder, no segundo dia do Rallye Deutschland, na Alemanha.
Estes longos estágios são compostos por estradas de concreto que foram utilizadas anteriormente por tanques de teste. Ao lado da estrada existem blocos enormes de pedra conhecidos como hinkelsteins: estes foram originalmente desenhados para impedir que os tanques saíssem da estrada. Não é necessário dizer que bater num destes num carro de rali não é recomendável.
Felizmente, Kimi tem um veículo consideravelmente mais sofisticado do que um tanque à sua disposição: o todo-poderoso Citroën C4 WRC. E os dois dias restantes do Rallye Deutschland, sexta e domingo, são um pouco mais normais do que os desafios de Baumholder.
A diferença entre pilotar num circuito e num estágio de rali é enorme. Mas a Bulgária, no mês passado, mostrou o potencial de Kimi em superfícies impermeáveis num carro de rali, e ele está determinado a capitalizar sua experiência na Alemanha este fim de semana.
"Eu não sei exatamente como serão os estágios na Alemanha, mas eu sei que eles serão muito diferentes da Bulgária," disse o Campeão Mundial de Fórmula 1 de 2007 e vencedor de 18 grandes prêmios. "Nas corridas, a superfície de um circuito não é muito diferente dos outros, apesar de haver algumas pequenas mudanças. No rali, a diferença é enorme em cada evento. Há tanta variedade num rali: cada quilômetro e cada curva é diferente. É por isso que experiência é tão importante neste esporte. Então eu só preciso continuar crescendo em conhecimento: vou tentar o meu melhor na Alemanha, mas eu realmente tenho que me certificar de chegar no final para poder aprender tudo sobre este evento. Todo mundo me diz que os estágio são bastante complicados então teremos que ter cuidado, especialmente se estiver chovendo."
O co-piloto Kaj Lindström sabe o que esperar do Rallye Deutschland, tendo competindo no evento duas vezes anteriormente ao lado do tetra-campeão Tommi Mäkinen: um dos muitos experts do rali que se impressionaram com o que Kimi tem feito em seu primeiro ano de campeonato mundial.
"Este será apenas o segundo rali de asfalto de Kimi no WRC, e apenas seu nono evento WRC," adicionou Kaj. "A Alemanha não será um rali fácil, mas a Bulgária foi muito boa para nós e continuamos a progredir na Finlândia. Estou realmente satisfeito com a forma como Kimi tem evoluído tanto num espaço tão curto de tempo: ninguém pilotou ralis neste nível antes com tão pouca experiência, e isto é uma grande conquista. Para mim, o mais importante na Alemanha é que continuaremos aprendendo, trabalharemos duro em nossas notas de ritmo, e tentaremos conseguir um resultado sólido. Como Kimi disse, tudo depende de experiência."
Felizmente para Kimi, o Rali da Alemanha é a única vez que ele será forçado a cumprir serviço militar neste ano. O 'Homem de Gelo' tem 30 anos, e a obrigação de ser chamado para o exército acaba quando você tem 28.
E relaxe...
Fonte: RallyBuzz
Tradução: Fran
19 de agosto de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário