19 de agosto de 2010

Rali do Japão 2010: Entrevista especial com Kimi Räikkönen

Perguntas para Kimi Räikkönen

Este é o primeiro ano para você no WRC. Você pode nos dizer como se sente até agora?
Até agora eu tenho uma ótima sensação no WRC e todo mundo tem sido muito receptivo. Mas é claro que eu sabia desde o início que seria uma transição extremamente difícil da Fórmula 1 e certamente tem sido o caso. Você simplesmente não pode comparar os dois. Contudo, passo a passo eu estou aprendendo e devagar tudo que assumimos do início do ano está começando a dar resultado. Então estou me sentindo bastante feliz; bastante confiante.

O que o fez mudar sua carreira para o WRC?
O WRC era algo que eu sempre quis fazer em algum momento da minha carreira, porque eu sou um fã do rali desde que eu era menino na verdade. No ano passado, as circunstâncias certas chegaram e era a oportunidade de finalmente o fazer, mas era algo no qual eu sempre tive interesse.

Você pode nos falar sobre a diferença entre a F1 e o WRC?
É como falar sobre a diferença entre a noite e o dia. Há tantas coisas que são diferentes que é quase impossível saber onde começar. As características dos carros e superfícies são extremamente diferentes, e também outra grande diferença é que no rali você tem um co-piloto e notas de ritmo para trabalhar. É basicamente um esporte completamente diferente e um mundo completamente diferente.

Por favor, conte-nos a corrida mais impressionante, um episódio de quando você era um piloto de F1?
Não sei... houveram muitos. Para ser sincero não é algo que sobre o qual eu pense muito. Mas acho que o GP do Brasil de 2007, quando eu venci o Campeonato MUndial, é um momento que eu sempre vou me lembrar. Basicamente, nós tínhamos que vencer para conquistar o título, que foi exatamente o que fizemos, numa corrida muito difícil. Então é uma boa lembrança.

Por favor, conte-nos como você passa os dias entre as corridas?
Não há nada de especial; eu só passo tempo com meus amigos e família como a maioria das pessoas. É o que eu faço para relaxar. Também tenho meu barco, onde eu passo o dia às vezes. Mas na maior parte eu gosto de estar fazendo coisas; eu não gosto de ficar parado.

Há alguém que você admirava quando era pequeno? Se há, quem e por que?
Não, nem tanto. Eu sempre estive mais concentrado em minha nova carreira. Mas olhando para o passado, eu sempre gostei da personalidade de James Hunt na Fórmula 1, e no rali eu sempre admirei Tommi Mäkinen, que ainda é um bom amigo meu hoje. Todos estes caras são realmente bons pilotos, mas sabem se divertir também.

Muitos fãs seus estão esperando que você retorne à F1. Você tem alguma consideração a fazer?
No momento, eu ainda não me decidi: eu sempre quis dar a mim mesmo tempo suficiente para experimentar bem o rali antes de fazer muitas conclusões sobre o futuro. Mas ok, logo eu vou começar a pensar nisto. A única coisa que eu realmente posso dizer no momento é que estou me divertindo no rali e não senti falta de verdade da Fórmula 1. Se eu sentisse falta da F1, eu estaria lá.

Por favor, deixe uma mensagem aos fãs japoneses!
Sempre gostei dos fãs japoneses: eles são tão entusiasmados com o automobilismo e sabem tanto sobre isto. Eu gosto do país e também da comida: sushi é uma das minhas coisas favoritas. Eu venci o GP do Japão em Suzuka em 2005 e esta é uma lembrança realmente boa. Mas eu não sei muito sobre o rali, apesar das pessoas me dizerem que vai ser bastante difícil!

Fonte: Sprope.com
Agradecimento: maki
Tradução: Fran

Sem comentários: