20 de agosto de 2010

O rápido desenvolvimento de Ogier é um desafio grande demais para Kimi


Sébastien Ogier se tornou um vencedor do WRC durante sua segunda temporada na Citroën e conquistou de uma vez sua promoção para pilotar ao lado de Sébastien Loeb na próxima temporada.

É muito óbvio que Kimi Räikkönen vai pilotar no próximo ano em sua segunda temporada na equipe Citroën Junior. O chefe da equipe Benoît Nogier ainda não promete a Kimi a mesma velocidade de desenvolvimento que Ogier teve.

- Temos que lembrar que Ogier pilotou três anos no nível Junior antes de vir para o WRC. Este fim de semana é apenas o 12º rali da vida de Kimi, lembra Nogier em entrevista ao Turun Sanomat.

- Mesmo que Ogier tenha aprendido rápido, sua situação não pode ser comparada com o desenvolvimento de Kimi no rali. Kimi começou do zero, enquanto o trabalho básico de Sébastien já estava feito.

- A única forma de comparar é que Sébastien estava mais ou menos de 1,2 a 1,3 segundos por quilômeros atrás da liderança durante sua primeira temporada no WRC, enquanto Kimi tem feito o mesmo atrás da liderança.

O potencial de Kimi ainda não tomou forma

Que notícia enorme seria para a equipe Citroën Junior se Räikkönen quisesse continuar sua carreira no rali em 2011?

- O que quer que Kimi faça vai ser sua própria decisão. Vamos simplesmente esperar por sua decisão final, mas pelo menos ele parece que está feliz aqui no mundo do rali. É claro que seria algo ótimo para nós se Kimi decidisse continuar no rali no próximo ano, diz Nogier.

Como Räikkönen teve que aprender tudo do zero neste ano, o quão melhor ele poderia ser no ano que vem?

- É sempre muito difícil estimar este tipo de coisas com antecedência. Kimi provavelmente vai estar a menos de um segundo dos líderes em velocidade/km. Mas só podemos ter uma imagem clara do que Kimi pode fazer quando estiver no auge quando Kimi conseguir chegar próximo de seus próprios limites.

- Neste momento, tudo é puramente um aprendizado para Kimi e não podemos saber seu real potencial. Este é apenas o início da história, mas podemos ver que seu potencial é grande. Isso é certo, diz Nogier.

As duas equipes terão os mesmos carros no próximo ano

Nogier diz que a equipe Junior da Citroën começará a trabalhar com o novo carro DS3 ao mesmo tempo que a equipe principal.

- As regras deste ano diziam que a equipe principal tem de usar um modelo mais novo. No ano que vem, esta regra não vai existir e os dois carros das duas equipes serão classificados igualmente, explica Nogier.

- Ainda não sabemos mais especificações, mas os novos carros devem estar prontos em janeiro, quando começaremos os testes para o Rali da Suécia.

Räikkönen não acredita que mudar para os carros S2000 devastaria qualquer coisa se ele pilotasse no rali no ano que vem.

- Não é uma grande mudança. Estes carros novos são um tipo de combinação destes carros WRC e do S2000 que eu pilotei no ano passado. Eles só tem um motor e transmissão diferentes.

A mudança de carro vai requerer mais aprendizado de novo?

- Eu não sei, mas eles são um pouco diferentes e pelo menos um pouco menores do que os atuais, Räikkönen pondera.

Agente ainda não está negociando

O agente de Kimi Räikkönen, Steve Robertson, está na área de paddock em Trier. Ele nega que esteja lá para negociar.

- É melhor seguir a situação em fronteiras diferentes do que fechar um contrato neste momento, diz Robertson ao Turun Sanomat.

HEIKKI KULTA

Fonte: Turun Sanomat
Agradecimento: Nicole
Tradução: Fran

Sem comentários: