8 de agosto de 2010

Valas demais

Revendo o Rali da Finlândia com Kimi (do finlandês)

Terminamos o rali. Conseguimos os quilômetros que havíamos almejado, mas não conseguimos os pontos. Incomoda porque houveram alguns errinhos e não pudemos ficar entre os dez até o sábado de manhã.

Tenho que dizer que Jyväskylä é um rali ótimo. O mínimo que posso fazer é parabenizar os fãs de rali finlandeses.

Este é um país do rali e a turma toda estava conosco, ao lado das estradas, desde as seis da manhã. É uma ótima sensação pilotar com um apoio como este.


Eu nunca tive tanto apoio em qualquer outro lugar e tenho certeza que todos os outros pilotos finlandeses se sentem exatamente da mesma forma.

O novo formato funcionou bem. Pilotamos por dois dias de manhã até a noite. Eu achei que foi um teste bem sucedido. Nos sentimos completamente diferente do que em outras corridas.


Eu tenho que dizer que é legal correr um rali rápido como este com uma máquina decente. Estes são carros ótimos. Nos divertimos a cada estágio "100", quando há curvas e potência para acelerar, o chassi funciona e os freios são topo de linha.


Foi difícil no início. Não entramos realmente num bom ritmo. Tentamos diferentes configurações antes de acertar o carro e conseguimos bons tempos nos especiais depois disso. Foi uma grande virada também quando pudemos correr contra Juha Kankkunen pela 7ª posição. A idade não está pesando para ele, com certeza. Ele foi muito rápido.


É claro que você nunca fica completamente satisfeito com nenhum estágio, mas houveram alguns onde tivemos motivos para sorrir.


E então, no sábado de manhã, o Kolonkulma simplesmente deu errado. O carro escorregou no estágio de manhã para uma vala numa curva para a direita. Não estávamos terrivelmente rápidos, mas a vala era funda e o carro ficou preso. Tentamos levanta-lo usando o acelerador mas só conseguimos quebrar a frente. Sorte que havia gente o suficiente para nos ajudar a voltar para a estrada.


Depois daquilo, tivemos que trabalhar com os pneus, pois só tínhamos um pneu de reserva. Um pneu estava completamente destruído, mas o outro pôde ser colocado de volta no aro.


Saltamos por um tempo e continuamos nossa jornada.


Parabéns ao fã que está em algum lugar arrastando o pára-choque do Citroën como um souvenir.


Fomos bem, pois pudemos continuar. Após o serviço, conseguimos recolocar todas as partes. O resto foi bem. Conseguimos quilômetros importantes do ritmo de rali, tanto para o carro como para o cara.


Foi ótimo que tivemos um vencedor finlandês no Rali WRC da Finlândia. Significa muito para o pessoal do rali.


Agora vamos mudar do cascalho de volta para o asfalto. Vamos testar no próximo fim de semana na Alemanha e depois disto estaremos prontos para o próximo desafio. Vamos ver como será na Alemanha.


Fonte: kimiraikkonen.com
Agradecimento: Nicole
Tradução: Fran

Sem comentários: