26 de agosto de 2010

Coluna do Kimi: tempo mais rápido de um estágio e alguns pontos

Resumo do Rali da Alemanha por Kimi

Com certeza, é um bom tempero para este esporte, o fato de cada rali ser tão diferente do outro.

Obviamente eu não tinha ideia do que esperar do Rali da Alemanha. No fim do dia, não teve muito a ver com os verdadeiros ralis de asfalto. As estradas eram muito sujas e algumas partes havia cascalho também.

O principal para nós era terminar o rali. Fizemos isto, conseguimos todas as milhas importantes, melhoramos a velocidade em pista e conseguimos adicionar mais pontos ao nosso total também.

Mais uma vez eu aprendo mais sobre a pilotagem no rali. Cometemos alguns erros e não podemos mudar isso depois. Eu tenho que aprender tudo sozinho, e quando se comete um erro você sempre aprende mais.

Antes do rali, muitas pessoas me perguntavam o quão mais fácil é para mim fazer um rali no asfalto após correr nos circuitos por tanto tempo. Bem, eu posso dizer a vocês, não é uma vantagem tão grande correr ralis no asfalto. Na Alemanha me senti ótimo ao ser rápido. As estradas eram estreitas e você tem que manter a concentração em alta o tempo todo.

Não foi fácil. Sem dúvida. De novo, tive que procurar o ritmo certo no início.

Este é um rali muito desafiador e bom para nós, acabou. Bem, cometi dois erros no domingo de manhã, e por causa deles, Wilson conseguiu nos passar e conquistou a sexta posição. Eu me senti um pouco mal por um tempo por perder alguns pontos, mas no final, é importante continuar indo com paciência e lembrar que cometer erros pertence ao processo de aprender ralis.

As notas de ritmo funcionaram muito bem. Não houve problemas com este lado, foi bom.

Este foi o terceiro rali de minha vida com este carro da Red Bull Citroën C4, e só meu segundo rali de asfalto WRC. Estou satisfeito em ter ganho muito mais experiência em ralis de asfalto. Também estou feliz de ter ganho meu primeiro tempo mais rápido nos ralis WRC. Eu não sei o quanto os caras da ponta diminuíram seu ritmo no último estágio, mas para um piloto de corridas, o tempo mais rápido é sempre o tempo mais rápido.

Agora temos um pequeno intervalo de novo. O próximo rali do calendário é o do Japão e não temos testes antes dele. Obviamente o Japão será muito difícil para mim como um novato. Ouvi dizer que aqueles estágios são bastante traiçoeiros.

Mas tentaremos fazer o nosso melhor, e vamos esperar e ver que tipo de velocidade encontraremos lá. Mais uma vez, meu objetivo é terminar aquele rali também.

Fonte: kimiraikkonen.com
Tradução: Fran

Sem comentários: