20 de agosto de 2010

Kimi curte seu primeiro gosto da Alemanha

Resumo do primeiro dia do Rallye Deutschland

O Rallye Deutschland, o rali da Alemanha, nona rodada do Campeonato Mundial de Rali e apenas o segundo evento de asfalto para o antigo campeão de grandes prêmios Kimi Räikkönen, é bastante conhecido por fornecer três dias de fortes contrastes.

O que mais você poderia esperar de um país que se orgulha de ter mais de 1500 tipos diferentes de linguiça? O alemão comum come mais de 30 quilos de linguiça anualmente, o que significa que precisaríamos de somente 41 pessoas para comer em salsichas o peso equivalente ao Citroën C4 WRC de Kimi em um ano.

Alguns dos tipos de linguiça disponíveis na Alemanha não seriam do gosto de todo mundo. Gehirnwurst é uma linguiça feita na maior parte de cérebro de porco. Ou alternativamente existe a Hertzwurtz, para aqueles que preferem coração de porco. E também há alguns ingredientes bastante inesperados também. Weisswurst, por exemplo, é uma salsicha cujos ingredientes incluem creme e ovos.

Para Kimi, a dieta de hoje foi composta de seis difíceis estágios de asfalto por Trier, base tradicional do Rali da Alemanha. O 'Iceman' começou a ação do dia em oitavo na estrada - o que provou ser levemente problemático para ele com o passar dos estágios. Com tantos competidores líderes à sua frente, Kimi teve que lidar com uma grande quantidade de pedras e cascalho solto sendo jogado na estrada, o que tornou a superfície extremamente escorregadia e instável.

Neste que é apenas seu segundo rali de asfalto WRC, não foi fácil para ele encontrar os pontos de freagem certos comparado aos pilotos mais experientes. Mesmo assim, o 'Iceman' se manteve frio. No fim do primeiro dia ele é o oitavo: confortavelmente dentro dos pontos e com apenas uma pequena diferença para o piloto à sua frente. Ainda há um longo caminho a percorrer e tudo para disputar.

"Mesmo antes de vir para cá, eu sabia que a Alemanha seria o mais difícil dos ralis de asfalto porque é muito especializado, e eu estava realmente certo sobre isto," disse Kimi. "É um rali bastante estranho, porque cada um dos três dias é muito diferente e tem suas próprias especificidades. Aqui você precisa de experiência, então o principal para mim é obviamente chegar ao final. Ajuda se você tem uma boa sensação por estas estradas, como Sébastien Loeb que tem vencido aqui desde que o rali entrou no Campeonato Mundial. Obviamente temos muito trabalho ainda a fazer, especialmente comparado a ele, mas já estava melhorando à tarde e é só uma questão de acumular os quilômetros. Não cometemos nenhum erro real então estou bastante feliz. Amanhã nós vamos tentar continuar assim, mas é claro que amanhã também é um dia completamente diferente, então efetivamente teremos que começar a aprender tudo de novo!"

O co-piloto Kaj Lindström tem muita experiência na Alemanha mas ele não terminou seu último Rallye Deutschland em 2003: uma estatística que ele está esperando remediar nesta ocasião.

"Tivemos um bom começo, mas não foi um dia fácil," disse o finlandês do assento direito do carro. "O principal é que não cometemos erros e passamos de maneira limpa pelos estágios. Temos feito mais progresso com as notas de ritmo e apesar dos estágios de hoje não terem sido descomplicados, trabalhamos muito bem juntos e eu acho que temos uma base sólida para ir para a frente daqui por diante. Nosso objetivo é marcar alguns pontos aqui na Alemanha, e até agora estamos no caminho para isso. Vamos continuar assim..."


Fonte: Red Bull Rallye
Tradução: Fran

Sem comentários: