Após três duros dias do Rallye Deutschland, todas as equipes podem sentar, relaxar e curtir uma cerveja. A Alemanha é o lugar certo para fazê-lo: só os tchecos e os irlandeses bebem mais cerveja que os alemães.
No ano passado, o alemão comum bebeu 115,8 litros de cerveja, enquanto os finlandeses, por exemplo, só conseguiram beber 85 litros cada. No final da lista fica a Índia, cujos habitantes em média bebem apenas 0,6 litros de cerveja ao longo de um ano.
Contudo, se você olhar para o consumo médio de álcool, por pessoa, por todo o mundo, só há um claro vencedor - e este é, surpreendentemente, Luxemburgo. Convenientemente, o pequeno Estado se localiza a menos de meia hora de Trier, a casa do Rallye Deutschland, então todo mundo tem uma boa festa assegurada para hoje à noite.
Kimi Räikkönen tem muitos outros motivos para estar feliz, após conquistar o primeiro tempo mais rápido de sua história no estágio final do rali. Kimi acelerou pelo estágio superespecial 'Circus Maximus' mais rápido do que todos, em frente a milhares de fãs no centro da cidade de Trier. Á sombra das ruínas romanas onde uma vez as bigas corriam, Kimi mostrou que ele ainda é o rei dos circuitos.
Não só isso, mas ele curtiu uma corrida sólida para a sétima colocação e seis pontos neste que era somente o segundo rali de asfalto WRC de sua carreira, tendo perdido a sexta posição por menos de quatro segundos. A Alemanha também não era o típico evento de asfalto: o evento contém três dias muito diferentes, abrangendo de estreitas e sinuosas estradas de vinhedos a pistas de concreto duro que foram originalmente desenhadas para testar tanques. Em vez de ter uma chance de consolidar seu conhecimento de todas as superfíciees diferentes, o 'Iceman' foi constantemente jogado de uma nova situação para a outra. Mas como sempre, ele absorveu tudo com a frieza que o fez famoso - apesar de ter que competir com uma dramática falta de experiência comparado a todos os outros pilotos.
Por exemplo, Sébastien Loeb já venceu o Rallye Deutschland exatamente o mesmo número de vezes (oito) que Kimi pilotou um Citroën C4 WRC num evento WRC!
"Isso demonstra o quanto a experiência é importante," diz Kimi. "Mas este é o nosso objetivo para este ano: queremos construir o conhecimento básico de como ser um piloto de rali. Algumas pessoas podem pensar que é fácil ir da Fórmula 1 para um rali de asfalto, mas é completamente diferente: fora talvez o estágio superespecial, que é mais parecido com uma pista de corrida! As superfícies mudam o tempo todo e isto é uma das coisas mais difíceis de se acostumar, junto às notas de ritmo e todas as diferentes curvas. Mas geralmente, tem sido mais uma experiência muito positiva, e também foi legal ter vencido um estágio."
O caminho de Kimi não foi completamente suave: ele passou reto esta manhã e descobriu que as configurações não estavam perfeitas para seus requisitos. Mas o Campeão Mundial de Fórmula 1 de 2007 pode se considerar bastante satisfeito com seu trabalho no final do Rallye Deutschland, pois ele evitou erros maiores e aprendeu diversas lições importantes que serão cruciais para o futuro.
Seu co-piloto Kaj Linström, que tem estado ao lado de Kimi desde que ele fez sua estreia no rali no ano passado, também ficou satisfeito como o progresso que a dupla fez ao melhorar seus tempos consistentemente. "Estamos na estrada certa: a cada rali nós melhoramos mas estamos subindo uma curva de aprendizado muito íngreme," ele destacou. "As notas de ritmo que fizemos aqui estavam realmente boas: infelizmente tivemos alguns pequenos erros que nos custaram o que teria sido um confortável sexto lugar, mas é uma daquelas coisas que vêm com a experiência. Para nossa primeira vez aqui, podemos definitavemente ficar felizes - e também podemos celebrar ter vencido um estágio."
Então, agora a equipe pode beber uma merecida cerveja 'Prost!', como eles dizem na Alemanha (e eles não significam estar falando do piloto francês)...
Fonte: Red Bull Rallye
Tradução: Fran
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