20 de agosto de 2010

Um desafio concreto

Coluna do Kimi - Prévia do Rali da Alemanha

É hora de irmos para a Alemanha. Dizem que é uma superfície de asfalto, mas mais do que tudo, para mim, é um novo desafio, o de ser rápido também nas estradas de concreto.

Obviamente eu conheço bem o Citroën Junior da Red Bull para passar pelo fim de semana sem erros. Este é o segundo rali de asfalto da temporada. Devemos ter o ritmo para um bom resultado - se conseguirmos evitar os erros maiores.

No Rali da Finlândia eu tive o luxo de ter feito uma vez anteriormente. Mas no resto da temporada eu tive e tenho só lugares novos para correr os ralis.

Bem, o Rali da Alemanha é uma corrida nova para mim, mas ainda assim, me sinto melhor de estar voltando para um rali de asfalto. Na maior parte do tempo, a Bulgária foi bastante encorajadora para nós. Mas como sabemos bem, não vai nos ajudar nem um pouco desta vez.

O Rali da Alemanha é tão diferente comparado aos estágios na Bulgária. Ao invés de ter um rali inteiro de asfalto, temos muitas milhas sobre as estradas com superfície de concreto. Ouvi dizer que elas são muito escorregadias e teremos que andar com cuidado por lá.

Obviamente, há muita conversa sobre as notas de ritmo em cada rali, mas desta vez é ainda mais importante conseguir fazê-las de forma perfeita. Temos que ser muito precisos e cuidadosos ao fazer as notas de ritmo para este rali.

O ponto mais extremo é o estágio especial de 48 km. É o estágio mais longo que teremos nestes carros WRC. Como se passa por ele duas vezes, é quase um terço do total da quilometragem dos estágios especiais deste rali.

Eu prevejo que vai estar bastante quente na cabine naquele estágio, e com certeza isto vai mostrar a importância da experiência muito mais do que em qualquer outro lugar. Obviamente, é o estágio que você vai vencer ou perder de uma maneira muito grande, também.

Após o Rali da Finlândia, fizemos alguns testes na Alemanha. Tudo correu bem. O carro parecia bom e encontramos algumas novas configurações para este rali.

A Alemanha nunca foi um lugar bom para mim quando eu corria na Fórmula 1. Nunca houve um fim de semana sequer onde conseguimos fazer tudo bem feito. Sempre alguma coisa dava errado.
Mas não vou levar comigo nenhuma pressão daquele tempo. Este é um tipo diferente de desafio e minha esperança número um é terminar o rali sem quaisquer percalços. Se pudermos fazê-lo, ótimo. Precisamos de todas as milhas disponíveis para conseguir mais da experiência nos ralis que precisamos tanto neste ponto da minha carreira no automobilismo.

Após Jyväskylä eu relaxei um pouco com o golf. É claro que eu malhei todo dia para estar pronto para este novo e interessante evento de rali. Vamos esperar e ver o que podemos conquistar desta vez.

Fonte: Kimiraikkonen.com
Tradução: Fran

Sem comentários: