Resumo do dia 2 do Rallye Deutschland pela Red Bull
Kimi Räikkönen 'tanqueia' pelos estágios. Não há nenhuma arma à vista.
A palavra 'Panzerplatte' em alemão significa literalmente 'blindagem', que é apropriado o suficiente já que este estágio épico de 48 quilômetros que foi utilizado duas vezes hoje era onde o exército alemão costumava testar seus tanques.Um tanque Panzer não era uma máquina com a qual você podia brincar. Mais de 8800 deles foram produzidos: muitos deles colocavam em prática seus ritmos no complexo militar de Baumholder, que foi o palco do segundo dia do Rali da Alemanha. Interessantemente, o tanque Panzer tinha mais ou menos exatamente a mesma potência em cavalos ao Citroën C4 WRC de Kimi Räikkönen: mais ou menos 300 cavalos de potência. Contudo, há uma pequena diferença de peso: o carro de Kimi pesa um pouco mais de 1230 quilos, enquanto o tanque Panzer pesa mais de 25.000 quilos.
Isto significa uma bela distância de performance. No estágio de Panzerplatte, o carro de rali de Kimi alcançou velocidades na região de 200 km/h. O tanque Panzer alcançava no máximo 39 km/h. Ele também levava meio minuto para chegar lá, ao contrário dos poucos segundos que levam a arma de Kimi até sua velocidade máxima.
A única vantagem real que o tanque Panzer têm é uma arma muito grande, mas mesmo sem armas pesadas Kimi se divertiu muito em Baumholder.
O Campeão Mundial de Fórmula 1 de 2007 mais uma vez ficou longe de erros grandes o dia todo, então ele entra nos estágios finais do Rallye Deutschland amanhã em sexto no geral, em apenas seu segundo rali de asfalto do WRC. A ação de hoje foi provavelmente a mais difícil do rali inteiro, mas o 'Iceman' ainda marcou tempos que ficaram na maior parte entre os oito melhores, continuando seu grande progresso com um sexto tempo mais rápido na última passada por Panzerplatte.
"Tem sido realmente bom hoje: nos concentramos simplesmente em aprender e não cometemos nenhum erro grande então podemos levar a quantidade máxima de experiência deste evento," disse Kimi, patrocinado pela Red Bull no Campeonato Mundial de Rali deste ano. "É isso do que eu mais preciso na verdade. De manhã o carro estava macio demais, também porque tivemos um problema com a barra anti-rolamento, mas à tarde o carro estava realmente bom e pudemos aumentar nossa velocidade sem assumir riscos extras, o que foi a coisa mais importante. Senti que realmente aprendemos muito hoje, então estou satisfeito. Se pudermos continuar assim amanhã e marcar alguns pontos, então teremos alcançado nossos objetivos neste rali. Talvez amanhã as estradas estarão um pouquinho mais fáceis, mas mais uma vez eles não serão nem um pouco como os estágios que tivemos hoje. A cada dia estamos descobrindo algo novo, mas é por isto que estamos aqui."
O co-piloto Kaj Lindström é um mestre estrategista, e marcou o objetivo de manter o sexto lugar amanhã. Não será nenhuma tarefa fácil, pois o próximo corredor está a menos de 20 segundos. Mas 'Kajto' - como ele é conhecido por seus muitos amigos - acha que eles podem conseguir.
"Será um bom desafio para nós, não importa o que aconteça," ele disse. "Mas nossa prioridade é obviamente terminar o rali; especialmente agora que fizemos um tão bom trabalho até agora. As notas de ritmo hoje estavam mais ou menos perfeitas: você pode sentir a melhora o tempo todo e isto é muito encorajador. Estamos ambos nos sentindo bastante confiantes voltando amanhã: a velocidade e consistência estão realmente vindo agora, e você pode ver isto nos tempos dos estágios."
Fonte: RallyBuzz
Tradução: Fran
Sem comentários:
Enviar um comentário