18 de agosto de 2010

Kovalainen diz que desafios de Spa atraem os pilotos

Segundo o finlandês, traçado belga é um dos mais perigosos do calendário

Heikki Kovalainen acredita que o fato do traçado de Spa-Francorchamps ser um dos mais arriscados é o que faz da pista a favorita de muitos pilotos do grid. O circuito belga recebe a próxima etapa da F-1 no dia 29 de agosto.

O finlandês explicou que Spa tem diversas curvas de alta e os muros de proteção são próximos da pista, o que aumenta as chances de um acidente. Por isso, os pilotos precisam de coragem para andar forte no traçado.

"Spa é um circuito grande e desafiador e esta é uma das razões para os pilotos gostarem dele. Tem algumas curvas de alta velocidade onde você muda de direção e realmente tem que ter um bom balanço e confiança. Os muros são bem próximos, então, se você sair da pista, você sempre terá um grande acidente. Você tem que ser corajoso. Este é o motivo de Spa ser uma das [pistas] favoritas de todos os pilotos", disse.

Kovalainen lembrou o fato de os circuitos mais recentes terem curvas de baixa velocidade para aumentar as oportunidades de ultrapassagens, porém, ele não acredita que este seja o melhor caminho para a categoria.

"Eles estão tentando aumentar as oportunidades de ultrapassagens, então você pode seguir alguém de perto por todo o caminho até a última curva e ultrapassar na freada. Esta é uma das razões para eles fazerem chicanes de baixa velocidade. Pessoalmente, eu acho que é uma direção errada e nós deveríamos ter curvas mais rápidas. Mas não sou eu que desenho as pistas, então eu realmente não estou tão envolvido com os números e a segurança, então, é melhor deixar para os profissionais", concluiu.

Spa-Francorchamps já sediou 42 corridas de F-1, sendo a primeira em 1950 e a última no ano passado. O piloto que mais venceu no traçado é Michael Schumacher, com seis triunfos, seguido por Ayrton Senna, com cinco. Em 2009, o ganhador foi Kimi Raikkonen, de Ferrari, com o surpreendente Giancarlo Fisichella, de Force Inda, em segundo, após sair da pole position.

Fonte: Tazio

Sem comentários: