21 de agosto de 2010

Citroën Juniors no ADAC Rallye Deutschland - Dia 2

Kimi Räikkönen e Sébastien Ogier estão progredindo na Alemanha

Superando seu rival, Sébastien Ogier é atualmente o terceiro após o segundo dia do Rallye Deutschland, atrás das duas Citroën C4 WRCs de Sébastien Loeb e Dani Sordo. Kimi Räikkönen também está progredindo na classificação geral, tomando o sexto lugar antes do terceiro e último dia.

O longo segundo dia do Rallye Deutschland começou às 06:30h, quando as primeiras equipes saíram do parc fermé em Trier. Os dois pilotos da Citroën Junior tinham um objetivo em mente: atacar para recuperar lugares na classificação geral. Sébastien Ogier encarou uma batalha com Jari-Matti Latvala pelo último lugar no pódio e o francês conquistou a vantagem após a primeira passada pelo Arena Panzerplatte: com 48 quilômetros, é o estágio mais longo do Campeonato Mundial de Rali.

"Ainda precisamos tentar progredir mais," disse Ogier. "Eu sinto que é difícil recuperar tempo, mesmo que minha sensação com o carro seja boa. Estes quilômetros são vitais para nossa curva de aprendizado. Nós só temos uma pequena diferença para Jari-Matti, então não podemos relaxar por um segundo sequer."

Á tarde, com a temperatura máxima de 31ºC pelos estágios, Sébastien Ogier conquistou uma distância um pouco maior para consolidar sua terceira posição. "Fomos num ritmo levemente mais agressivo para conquistar um pouco de distância para Jari-Mati," ele disse. "Agora precisamos continuar pilotando bem para ter certeza de ficar no pódio. Nossa vantagem é de apenas 16 segundos."

Em St. Wendeler Land (SS8), Kimi Räikkönen ultrapassou Matthew Wilson para subir à sétima posição. Mas uma passada reta no estágio seguinte significou que seu bom trabalho foi desfeito. "No SS9 eu freiei um pouco tarde demais e fui reto," conta o finlandês. "A alguns quilômetros do fim, nós tivemos um problema com a barra de anti-rolamento dianteira. Como nós só tivemos um serviço remoto antes de Panzerplatte, tivemos que pilotar pelo estágio longo com o problema. Eu não arrisquei, mas também não perdemos muito tempo."

Graças à sua experiência pela manhã, Kimi Räikkönen pôde chegar mais perto dos tempos mais rápidos no segundo loop, praticamente diminuindo pela metade sua diferença para os pilotos da ponta. "Estou bastante satisfeito com nosso dia," ele disse. "Estivemos muito mais próximos do ritmo que estávamos ontem. Com alguns outros pilotos tendo abandonado, agora somos os sextos. Então nosso objetivo é segurar esta posição até o fim."

O chefe da equipe, Benoît Nogier, concluiu: "Sébastien Ogier teve exatamente o tipo de dia que poderíamos ter esperado para ele. Ele ganhou distância de Jari-Matti, que estava marcando bons tempos.

Trabalhamos duro durante a parada de serviços do meio dia para ajudar Sébastien, para melhorar a configuração para se adaptar mais a ele. À tarde ele se utilizou muito disto para se estabelecer em terceiro atrás das duas Citroëns de fábrica, que realmente estão melhores do que nunca aqui. Kimi Räikkönen teve exatamente a mesma abordagem em sua batalha com Matthew Wilson. Ele se saiu melhor e conquistou a sexta posição esta noite.

Esta é uma excelente posição para ele estar em sua primeira visita à Alemanha. Este foi o dia mais longo de rali do ano, graças a fatigantes 187,58 km competitivos, e nossos C4s e pilotos encararam bem o desafio."

Fonte: Red Bull Rallye
Tradução: Fran

Sem comentários: