26 de agosto de 2010

Nem Spa chama a atenção de Kimi

Turun Sanomat 23.8.2010


O Rali da Alemanha terminou. Os pilotos estão arrumando suas coisas no final da tarde de domingo na área de serviços em Trier e indo para casa.

Seriam apenas 100 quilômetros da Alemanha até o GP da Bélgica. Obviamente Räikkönen está quase tão incomodado em ter perdido a 6ª posição no rali quando ele ficou ao perder a vitória no GP da Bélgica de 2008.

Você diz que não sente a falta das corridas de F1. Você não sente saudades nem mesmo neste momento quando a próxima corrida é em sua pista favorita, Spa?

- Seria legal correr lá. É claro. A pista é ótima e é sempre uma corrida legal. Mas falando de modo geral não me fascina nem um pouco, Räikkönen respondeu à pergunta que muitos fãs o fizeram através do Turun Sanomat.

O quanto Räikkönen geralmente segue das corridas de F1?

- Não vi nada de algumas corridas e não tenho interesse de assisti-las depois. Nunca me interessou, nem mesmo na época que eu estava correndo lá.

Você está se afastando da F1 de propósito?

- Não de propósito, pelo menos. Eu só não tenho o interesse de ficar olhando para a TV e assistir o que eles estão fazendo lá, diz Räikkönen.

Räikkönen venceu 4 vezes em Spa. A 5ª vitória possível não aconteceu quando a pesada chuva desacelerou significativamente o finlandês, que já tinha uma liderança, a quatro voltas da linha de chegada.

Räikkönen deu tudo de si para bater Lewis Hamilton, mas terminou no muro devido à pista escorregadia.


Maximização de obras de arte

No ano passado, Räikkönen salvou a falta contínua de vitórias da Ferrari ao acertar em cheio particularmente em Spa.

Räikkönen conquistou quase um quarto de todas suas 18 vitórias na Bélgica. Por que Spa era uma pista melhor para ele do que qualquer outra?

- Não é mais difícil do que qualquer outra pista. Para falar a verdade, eu conheço muitas pistas muito mais difíceis. É claro que você tem que ter um carro bom e apesar da Ferrari do ano passado não ser um carro de ponta era rápida o suficiente para Spa, diz Räikkönen.

Steve Robertson revela um pouco mais sobre a receita de Kimi para a vitória.

- Spa é uma pista que exige muito. Ainda assim, Kimi consegue maximizar seu carro naquela pista melhor do que em qualquer outro lugar. Apesar de quanto mais downforce você ter lá, mais competitivo é, Kimi consegue compensar a pequena desvantagem sendo rápido durante toda a volta em cada curva, diz Räikkönen

Fatos:

Número de vitórias em Spa:

6 Michael Schumacher

5 Ayrton Senna

4 Jim Clark e Kimi Räikkönen

3 Juan Manuel Fangio e Damon Hill.

Turun Sanomat, Trier

HEIKKI KULTA

Fonte: Turun Sanomat
Agradecimento: Nicole
Tradução: Fran

Sem comentários: