20 de agosto de 2010

Continuar no rali é algo tão aberto como o adeus de Kimi à F1

Turun Sanomat 19.8.2010


Na quinta-feira havia um grande estardalhaço na área de serviços em Trier por causa da resposta que Kimi Räikkönen deu à MTV3, dando a entender que sua carreira na F1 pode estar encerrada.

O Turun Sanomat teve a oportunidade de perguntar ao piloto da Citroën Junior se a decisão já está tomada.

A F1 terminou para você?

- Eu não tenho um grande desejo de ir para lá. Se eu quisesse forçar a barra eu tenho certeza que eu poderia ter estado lá este ano. Mas como eu não tinha nenhum contrato razoável, eu fiz outra coisa.

Você já decidiu que a F1 é história?

- Como eu disse, eu não tenho um desejo pela F1. Seria legal correr lá mas não só para dar voltinhas, diz Räikkönen.

Räikkönen ainda não tem nada de contratos que o impedisse de retornar à F1. O atual contrato com a Red Bull é apenas para esta temporada. Mesmo se Kimi continuasse no rali, não seria necessariamente com a equipe atual...

A sua balança está pendendo para o rali?

- Vamos ver mais tarde. Há muitas coisas envolvidas. Não há nada ainda e pode ser que nada aconteça, diz Räikkönen misteriosamente.

Räikkönen costumava dizer muitas vezes durante sua época de F1 que ele só fica motivado pilotando um carro com o qual possa lutar por vitórias e pelo campeonato. Agora ele tem um carro vencedor no rali, mas ele não pode nem mesmo pensar em vitórias.

- Eu pilotei nas pistas a minha vida toda. É claro que depois disso eu só tinha interesse em vencer. Eu provavelmente teria a mesma atitude se estivesse no rali há 10 anos.

Räikkönen sempre teve um sonho - mesmo antes de ter vencido o campeonato mundial de F1. O pensamento de se tornar o primeiro corredor com um campeonato tanto na F1 como no rali o empolgou.

Räikkönen agora está pilotando em sua oitava corrida.

Você já acredita mais em vencer o campeonato de rali algum dia ou você está pilotando só porque é tão bom para você?

- Eu só tento fazer o meu melhor. Eu sabia desde o início que isso seria difícil e não mudou em nada. Às vezes quando as coisas vão bem, eu sinto que isto pode se tornar algo mais. É difícil e vai levar muito tempo antes que eu possa conseguir fazer tudo certinho. Não houve surpresas mas espero que eu me desenvolva o tempo todo.

- Eu acho que teria mais pontos se quisesse só pilotar pelos pontos. Sempre haveria uma posição fácil entre o 8º e o 9º porque há tão poucos carros. Mas eu prefiro tentar pilotar o mais rápido que eu possa. Quando algo pequeno dá errado, você imediatamente perde muito tempo.

- Mas não me incomoda nem um pouco, nem se eu não tivesse nenhum ponto. Não vejo como qualquer mérito se eu tivesse 1 ou 20 pontos. Dá tudo no mesmo, desde que você saiba o que está fazendo, diz Räikkönen.

Turun Sanomat, Trier

Heikki Kulta

Fonte: Turun Sanomat
Agradecimento: Nicole
Tradução: Fran

Sem comentários: