22 de agosto de 2010

Kimi está curtindo o 'difícil' desafio na Alemanha

É asfalto Jim, mas não como ele conhece. Kimi Räikkönen está competindo em apenas seu segundo rali de asfalto WRC pela Red Bull neste fim de semana, e é no Rallye Deutschland.

A rodada da Alemanha do WRC é como nenhuma outra. Todos os três dias do evento têm um caráter completamente diferente, o que não é surpreendente como o evento é feito de três antigos eventos nacionais comprimidos num só rali do Campeonato Mundial.

O primeiro dia é apertado e sinuoso, pelos vinhedos que flanqueiam o rio Mosel. Uma escorregada e os pilotos de repente estão no cenário, fazendo seu próprio Riesling. O segundo dia ocorre pelos campos militares aterrorizantes de Baumholder, utilizando estradas de concreto que foram originalmente desenhadas para tanques de teste. Finalmente, o terceiro dia no domingo é mais rápido e flui: alguns dizem que até chega perto de se aproximar da normalidade.

Após o dia de abertura, encontramos Kimi para descobrir qual sua opinião sobre a Alemanha, as estradas de asfalto e o produto mais famoso do país...

Como foi o dia de abertura do Rallye Deutschland?
Kimi Räikkönen: Não foi fácil, mas eu sempre soube que a Alemanha seria difícil: com certeza o mais difícil dos ralis de asfalto. Eu acho que é porque cada dia é tão diferente, então ao invés de aprender só um rali, você basicamente está aprendendo três ralis. Mas tudo é útil para conseguir experiência, e terminamos o primeiro dia em oitavo, o que não é tão ruim.

Qual foi a coisa mais difícil do dia de abertura?
KR: Acho que é que estávamos tão atrás na ordem de largada, oitavo lugar, então tivemos que encarar muitas estradas realmente sujas, com pedras e cascalho onde os carros da frente cortaram as curvas. Isso significa que você tem uma superfície muito escorregadia bem nas zonas de freagem, o que não ajuda a aumentar sua confiança.

Então não é como o asfalto que você encontra num circuito de corrida?
KR: Não, em alguns lugares é mais parecido com o asfalto que você encontra na brita...

Sébastien Loeb vence aqui desde que a Alemanha se tornou parte do WRC. Qual é seu segredo?
KR: Eu não sei. Se eu soubesse, eu estaria fazendo o mesmo! Mas eu imagino que ele simplesmente conhece o carro e as estradas muito bem. É mais ou menos um evento em casa para ele. Mas sua performance aqui é realmente impressionante; eu não acho que alguém possa alcançá-lo...

Então qual é o plano para o resto do Rallye Deutschland?
KR: Vamos basicamente continuar o que temos feito, mas tentar ser um pouco mais rápidos também. Eu quero chegar ao ponto onde possamos aumentar nossa velocidade sem assumir riscos extras. Até agora não cometemos nenhum erro e seria muito bom se pudéssemos chegar ao fim da mesma maneira. Talvez não seja a forma mais empolgante de pilotar um rali, mas é o que precisamos fazer.

Você já experimentou os produtos mais famosos: cerveja e linguiças?
KR: Já provei as linguiças. A cerveja pode esperar até depois do rali. E tenho certeza que vai ter um gosto ainda melhor se tivermos algo para celebrar...

Fonte: Red Bull
Tradução: Fran

Sem comentários: