14 de novembro de 2010

Ferrari reconhece que erro de estratégia tirou título de Alonso


O chefe da Ferrari, Stefano Domenicali, reconheceu que a escuderia errou na estratégia de paradas nos boxes e eximiu Fernando Alonso de culpa por ter ficado em sétimo lugar no GP dos Emirados Árabes. O espanhol precisava de um quarto lugar para ser campeão, e o título ficou com o vencedor da prova, Sebastian Vettel.

Alonso ficou atrás de Vitaly Petrov depois de trocar os pneus na 16ª volta, e o russo não entrou mais nos boxes porque já tinha parado durante a entrada do safety car no começo da prova. Assim, o espanhol não conseguiu a ultrapassagem e continuou preso atrás da Renault até o final.

“Tomamos uma decisão errada na estratégia por três razões: estávamos marcando um rival com dois carros, ficamos muito preocupados com o desgaste dos pneus macios e não levamos em conta a dificuldade de ultrapassar nessa pista”, admitiu Domenicali após a derrota da escuderia, que ficou em terceiro lugar no mundial de Construtores e com o vice-campeonato de pilotos.

A Ferrari se preocupou apenas em impedir a evolução de Mark Webber, e acabou repetindo a estratégia do rival. Tanto que Felipe Massa chegou a ser chamado aos boxes para tentar voltar à frente do australiano, mas não conseguiu.

“Agora não temos que discutir os motivos pelos quais tomamos essa decisão. Ganhamos ou perdemos como uma equipe. Essa foi provavelmente a nossa pior corrida da temporada, mas quando se perde por um punhado de pontos fica claro que a derrota não foi definida aqui”, avaliou Domenicali.

Presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo também lamentou a derrota: “Estamos com o moral baixo, mas isso é esporte. Tivemos em nossa mão a chance de ganhar o campeonato, mas as coisas não saíram como desejado, Mas o resultado de hoje não deve ofuscar tudo o que fizemos durante a temporada”.

Fonte: Uol Esportes

Sem comentários: