9 de novembro de 2010

Räikkönen diz que já esperava por dificuldades e destaca aprendizado

Kimi Räikkönen reafirmou seu prazer em correr pelo WRC, mas reconhece que seu ano de estreia no Mundial de Rali foi complicado. O finlandês entende que as dificuldades fazem parte do aprendizado

Kimi Räikkönen encerra no próximo domingo (14) sua primeira temporada completa pelo WRC com muito aprendizado na bagagem. Após ter deixado a F1 em 2009, o finlandês estreou no Mundial de Rali pela Citroën Junior, e até o momento, marcou 21 pontos no campeonato, se posicionando na décima colocação.

Protagonista de vários acidentes durante a temporada, inclusive na penúltima prova do Mundial, quando bateu no shakedown do Rali da Espanha e não disputou a prova, o piloto afirmou que já esperava por dificuldades e destacou o acúmulo de experiência após concluir seu primeiro ano na categoria.

“Nossa temporada não foi de acordo com o que planejamos, mas eu já esperava por isso: é completamente normal quando você está aprendendo algo novo”, declarou o ex-piloto da Sauber, McLaren e Ferrari na F1.

O finlandês contou que cresceu vendo o êxito de vários pilotos de seu país-natal no rali. Nomes como Ari Vatanen, Hannu Mikkola, Juha Kankkunen, Tomi Makkinen e Marcus Grönholm, todos campeões mundais, foram a inspiração de Kimi para disputar uma temporada da categoria.

“O rali é o esporte nacional da Finândia: desde criança eu acompanho e cresci com todos esses grandes nomes que competiam entre os primeiros. Então, o rali é algo que eu sempre quis tentar. Não foi uma decisão repentina. No fim do ano passado, surgiu a oportunidade, então fiquei muito feliz por aproveitá-la. E realmente estou curtindo”, comentou o piloto, reafirmando seu prazer em estar no WRC.

Räikkönen prevê dificuldades na disputa da última etapa da temporada, por conta do clima previsivelmente chuvoso no País de Gales, e também por causa da falta de aderência da pista. Ainda assim, o nórdico se mostrou disposto a voltar a competir, após a ausência na Espanha.

“Tenho certeza que o Rali da Grã-Bretanha será uma forma muito complicada de se encerrar a temporada, porque ouvi que a aderência muda a todo o tempo e sei que o tempo será ruim. Mas saiba que vamos acelerar até o limite. Estou muito ansioso”, complementou Kimi.

Benoit Nogier, chefe de equipe da Citroën, também destacou o aprendizado de Raikkonen e reafirmou seu desejo em que o nórdico permaneça na equipe para 2011. Além da equipe francesa, rumores dão conta que Kimi tem propostas da Mini que vai estrear no Mundial na próxima temporada e da equipe privada comandada por Ken Block, que disputa algumas etapas do WRC pela Ford.

“Ele ainda está aprendendo. Não se esqueça que ele ainda está em seu primeiro ano. Ainda no próximo ano, se ele ficar e nós queremos que ele fique , ele ainda estará aprendendo, mas isso será um pouco menos difícil”, concluiu o dirigente francês.

Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: