15 de novembro de 2010

Domenicali diz que Ferrari errou na estratégia de Alonso em Abu Dhabi

Stefano Domenicali afirmou que a decisão de manter Fernando Alonso na pista durante o período do safety-car na pista em Abu Dhabi foi tomada pela equipe. O dirigente considerou a estratégia equivocada

Stefano Domenicali preferiu não apontar culpados pela decisão estratégica adotada pela Ferrari no GP de Abu Dhabi que foi determinante para que Fernando Alonso perdesse o título mundial para Sebastian Vettel mas entende que a tática foi equivocada.

Com a liderança suprema do alemão da Red Bull nos Emirados Árabes, bastaria ao piloto da Ferrari chegar na quarta posição, já que seu oponente mais próximo na tabela do campeonato até então, Mark Webber, estava logo atrás do espanhol.

No entanto, a Ferrari decidiu manter Fernando na pista após a intervenção do safety-car durante a remoção dos destroços dos carros de Vitantonio Liuzzi e Michael Schumacher, enquanto outras equipes decidiram antecipar as trocas de pneus de seus pilotos. Quando o asturiano fez seu pit-stop obrigatório na volta 16, voltou atrás de Vitaly Petrov e não conseguiu ultrapassá-lo, terminando na sétima colocação e assim, deu adeus às chances de faturar o tricampeonato.

“Foi um erro”, admitiu Domenicali. “Depois de tudo, está muito claro que foi um erro, mas neste momento, quero manter uma visão clara, não é bom dizer quem tomou a decisão, ou porque esta foi tomada. Foi uma decisão da equipe, e nos bons e nos momentos ruins, a equipe tem de ficar unida”, emendou o dirigente italiano.

O chefe de equipe da Ferrari justificou a escolha da equipe em manter Alonso na pista por acreditar que ao realizar o pit-stop na programação normal, o piloto conseguiria se desvencilhar com maior facilidade dos retardatários, uma vez que o circuito de Marina de Yas oferece poucos pontos de ultrapassagem.

“A razão pela qual nós achamos [que eles precisavam parar] foi que houve desgaste dos pneus que tivemos na sexta-feira, e então, basicamente pensando em ultrapassar os retardatários, os do meio [do pelotão], teria sido muito mais fácil. Este foi, de fato, o erro na estratégia de hoje”, explicou.

Apesar da perda do Mundial de Pilotos na última corrida do ano, Domenicali buscou elevar o moral da equipe ao ressaltar a reação exibida, sobretudo na metade final da temporada. Antes da vitória de Alonso no polêmico GP da Alemanha, a equipe vinha fazendo um campeonato apenas discreto, mas cresceu na reta final de 2010. “Neste momento, é importante erguer nossas cabeças porque precisamos lembrar que onde nós estávamos na temporada, ninguém apostaria qualquer dinheiro em nós para estar aqui a lutar por alguma coisa.”

Stefano reconheceu também a superioridade da Red Bull na temporada. A escuderia taurina faturou não apenas o Mundial de Pilotos, com Vettel, mas também o campeonato dos Construtores, com 102 pontos de vantagem para a Ferrari. “É fácil neste momento dizer que nós perdemos o campeonato aqui, mas isso não é verdade. Simplesmente não é verdade. Se você colocar todos os elementos, um por um, juntos, você verá ao final do dia que conseguimos lutar por alguma coisa aqui, mas não perdemos o campeonato aqui, porque eles foram mais fortes”, admitiu o chefe de equipe da escuderia de Maranello.

“Esse é o fato, é algo que nós precisamos é ter em mente, e é isso que eu quis dizer ao pessoal. Acho que no fim do dia nós precisamos pensar que sem ter o melhor carro e isso é fato , conseguimos chegar aqui [ainda na luta pelo título], então, nós precisamos nos orgulhar disso. Essa é a minha opinião”, concluiu Domenicali.

Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: