13 de novembro de 2010

Vettel vibra com 10ª pole no ano e vê maior pressão sobre Alonso e Webber

Dominante em praticamente todo o fim de semana, Sebastian Vettel larga na frente em Abu Dhabi, mas não se sente pressionado. O alemão acredita que a responsabilidade maior está sobre Fernando Alonso e Mark Webber

Sebastian Vettel foi muito superior aos rivais em praticamente todo o fim de semana em Abu Dhabi. O domínio do alemão da Red Bull, postulante ao título de 2010, foi coroado com a pole-position neste sábado (13) no suntuoso circuito localizado na Marina de Yas. Será a décima vez na temporada que o piloto vai largar na posição de honra do grid. Feliz por largar na frente mais uma vez no ano, Vettel prefere focar apenas na corrida em si, deixando a pressão toda para Fernando Alonso e Mark Webber.

Para o jovem de 23 anos sair dos Emirados Árabes como o novo campeão mundial é preciso vencer o GP e esperar que Alonso seja quinto colocado. Em outra combinação, o germânico precisa cruzar a linha de chegada em segundo, enquanto o espanhol precisa concluir a prova no máximo em nono, e seu colega de equipe, Webber, se posicionar até o quinto lugar.

Vettel tratou de tirar a responsabilidade de seus ombros, dando a entender que só vai pensar no título depois do término do último GP da temporada. “Eu me sinto muito feliz, mas depende de quem mais vença [o título]. Isso não depende de mim, tudo o que eu posso fazer é melhorar meu desempenho. Nós não estamos liderando o campeonato, então há mais pressão em cima de Fernando e Mark”, declarou o terceiro colocado no Mundial de Pilotos.

“Depois da corrida, haverá telões ao redor da pista e haverá tempo para ver onde os outros terminaram, e ver se há algo para comemorar ou não”, acrescentou Sebastian.

O piloto rubrotaurino ressaltou o equilíbrio entre as equipes rivais e destacou a força da McLaren, que evoluiu muito neste fim de semana. “Amanhã faremos o nosso máximo e então, veremos o que acontece. Parece mais apertado aqui do que em outros lugares, com a Ferrari e a McLaren muito fortes.”

Vettel tornou-se neste sábado o nono piloto com mais poles em uma mesma temporada. O alemão faturou a posição de honra em dez das 19 provas do Mundial de 2010, provando que a Red Bull tem o carro mais rápido da F1 atual. Mas apesar do bom desempenho do RB6, o alemão fez um mea-culpa ao entender que poderia estar em posição melhor no campeonato, quiçá, já campeão mundial. Vale ressaltar que o jovem cometeu erros cruciais nos GPs da Turquia e da Bélgica.

“Dez pole-positions na temporada não é nada ruim, por isso, o que vier agora, acho que será um bônus. Minha temporada teve altos e baixos, eu deveria estar em uma boa posição e não estou”, reconheceu o alemão. “Estou surpreso que o circuito ficou em melhores condições, mas nós fomos os últimos a sair e fiz isso [a pole]. Dez poles é uma grande conquista, e mostra como nosso carro é bom”, encerrou Sebastian.

Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: