21 de novembro de 2010

Monza teme perder etapa para Roma no futuro

Capital italiana planeja montar circuito e receber a F-1 nos próximos anos

Os organizadores da corrida em Monza admitiram temer a perda da realização do GP da Itália para a cidade de Roma.

A capital italiana planeja montar um circuito de rua para receber a F-1 nos próximos anos, e, mesmo que o objetivo não seja tirar Monza do calendário, os administradores do tradicional circuito veem a força política de Roma como uma ameaça.

"Em meio à globalização dos GPs, cada país será inevitavelmente permitido sediar apenas uma corrida", disse ao administrador do circuito de Monza, Enrico Ferrari, à agência "Bloomberg".

"Já que Roma é a capital, temo que perderíamos o GP para sempre."

Marco Maria Mariani, prefeito da cidade de Monza, também vê ameaça nas intenções da capital italiana: "Politicamente falando, Roma é, de longe, mais forte que nós."

No entanto, Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da F-1, declarou que ainda é cedo para decidir a situação entre as cidades e lembrou a situação da Espanha, que, desde 2008, sedia duas etapas do mundial em Barcelona e Valência.

"Ainda não temos um contrato para o evento [de Roma]. Logo que o tivermos, poderemos ter uma corrida, então vamos ver se conseguiremos realizá-la."

"No momento, temos dois eventos na Espanha. Vamos esperar e ver. Ainda está muito cedo."

Por muito tempo a Itália sediou duas corridas por ano na F-1. Em 1957, a pista urbana de Pescara se juntou à Monza e, entre 1981 e 2006, o circuito de Ímola, próximo à Bolonha, foi a segunda etapa italiana do calendário.

Fonte: Tazio

Sem comentários: