14 de novembro de 2010

Alonso minimiza reclamação: "Petrov foi agressivo e pilotou bem"

Fernando Alonso não quis saber de polêmica ao falar sobre as reclamações que fez com gestos para Vitaly Petrov no final da corrida em Abu Dhabi. O bicampeão elogiou o novato, mas lamentou o tempo perdido atrás do russo

A conta para a Fernando Alonso no decisivo GP de Abu Dhabi deste domingo (14) era simples. Bastava a quarta colocação, no caso de vitória de Sebastian Vettel, para garantir o tri. Porém, uma estratégia diferente da Ferrari acabou por arruinar as chances do espanhol. Com um pit-stop precoce, Alonso deixou o quarto posto e voltou atrás de Vitaly Petrov, no pelo pelotão intermediário, o que acabou sendo decisivo na luta pelo título.

Alonso ficou preso atrás do russo da Renault durante grande parte da prova e não teve como escalar o pelotão. O asturiano terminou a etapa árabe apenas na sétima posição, o que foi suficiente para assegurar o título a Vettel, vencedor da corrida final da temporada. E chegou a reclamar com gestos, ainda dentro do carro, com o russo ao final da corrida.

"Obviamente, foi uma corrida difícil. Perdemos uma posição na largada e, em seguida, com o safety-car na pista, Petrov e (Nico) Rosberg foram aos boxes", explicou o bicampeão, aos jornalistas, logo após a prova. "Nós, na verdade, tivemos problemas com os pneus macios e vimos que (Mark) Webber havia parado, então decidimos cercá-lo. A escolha era entre seguir Vettel ou Webber, e nós decidimos por Mark", falou, reconhecendo que a decisão foi frustrante.

"Foi muito difícil ultrapassar Petrov e Rosberg", admitiu, minimizando as reclamações que fez para o novato russo após a linha de chegada. "Tentei passá-lo uma vez, mas ele estava muito agressivo e é assim que as coisas são. Ele pilotou muito bem hoje, sem erros. Mas foi frustrante para nós", disse.

Fernando, por outro lado, se mostrou contente com o campeonato da Ferrari e garantiu que a equipe estará forte em 2011. "Corridas são assim mesmo, às vezes você ganha, às vezes você perde. Parabéns ao Sebastian e à Red Bull. Mas estaremos de volta no ano que vem."

"Este foi um bom ano para mim, especialmente depois das dificuldades das últimas temporadas. Ganhei cinco corridas e alcancei Niki Lauda e Juan Manuel Fangio em número de vitórias, por isso estou feliz e tenho certeza que, com esse time, será possível conquistar títulos no futuro", finalizou.

O espanhol termina 2010 com o vice-campeonato e 252 pontos, apenas quatro atrás do campeão, Sebastian Vettel.

Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: