14 de novembro de 2010

Webber parabeniza campeão Vettel e diz que lutará por título em 2011

Mark Webber dependia de uma combinação de resultados para faturar seu primeiro título mundial aos 34 anos de idade. Mas o australiano viu mesmo o triunfo de seu companheiro de equipe e rival Sebastian Vettel

Mark Webber ficou a uma corrida de se sagrar campeão mundial de F1 já na fase final de sua carreira. No entanto, o australiano começou a perder seu título na classificação, quando em nenhum momento conseguiu se aproximar do tempo de Sebastian Vettel e levou apenas a quinta posição do grid.

Na corrida deste domingo (14), pressionado por estar logo atrás do também rival e então líder do campeonato, Fernando Alonso o oceânico sucumbiu ao momento crucial do ano e triscou o guard-rail na volta 6, logo após a saída do safety-car em Abu Dhabi. Depois, ficou retido pelo ritmo mais lento de Vitaly Petrov, completou a última prova do ano em oitavo lugar e viu o companheiro e rival da Red Bull comemorar o triunfo na Marina de Yas.

Webber deixou de lado a rivalidade e parabenizou o alemão pelo triunfo inédito para a Red Bull, que além do título de Construtores conquistado no Brasil na semana passada, também leva o Mundial de Pilotos. Mark reconhece que seu desempenho não correspondeu às suas expectativas, mas quando questionado pela emissora britânica ‘BBC’ se estará na briga pelo campeonato em 2011, o terceiro colocado em 2010 foi sucinto: “Sim”.

“Eu parabenizo totalmente Seb pelo campeonato mundial”, falou o rival Webber. Houve muitos [pontos] positivos neste ano. Neste fim de semana, isso não aconteceu e é uma pena. É uma boa hora para refletir nas semanas seguintes e olhar para os altos e baixos, mas assim é o esporte em algumas horas”, salientou o australiano.

O piloto enalteceu o trabalho realizado pela Red Bull durante toda a temporada para amenizar a perda do título em Abu Dhabi. “Claro que há muitas emoções quando você chega perto do topo e você perde. Tentei fazer o máximo. Tenho grandes caras ao meu redor, mas no final, não foi o suficiente. Dois campeonatos para a equipe não é um nada ruim para nós.”

Sobre o princípio do GP de Abu Dhabi, Mark afirmou que a quinta posição não era ruim, mas depois da parada para a troca de pneus na 12ª volta, o quadro mudou drasticamente e o australiano só conseguiu voltar ao grupo dos dez primeiros na Marina de Yas já no final da corrida, quando praticamente não havia mais chance alguma de conquista do tíulo.

“No início da corrida, obviamente, tentei fazer algumas tentativas para sair daquela posição em que me encontrava. Não estava ruim até então. Ir para os pneus duros mais cedo obviamente feriu Fernando, porque ele precisava me marcar. Então, de alguma forma, imagino que tenha sido um pouco de esforço da equipe, mas não consegui o resultado que eu queria”, finalizou Webber, que fechou o Mundial de Pilotos em terceiro, sua melhor posição na carreira, com 242 pontos, 14 a menos que Vettel.

Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: