7 de outubro de 2010

Briatore critica Hamilton e vê luta pelo título restrita a Alonso e Webber

Flavio Briatore teceu críticas a Lewis Hamilton e considerou Fernando Alonso e Mark Webber como os únicos postulantes ao título, mas apontou o espanhol da Ferrari o melhor piloto da F1

Apesar de estar proibido de exercer qualquer função diretiva na F1, Flavio Briatore não consegue deixar de expressar suas opiniões sobre a categoria, ainda mais quando o campeonato está prestes a ser definido. O italiano não esconde de ninguém que vê a disputa polarizada entre Mark Webber, o líder do Mundial, e o vice, Fernando Alonso.

Da mesma forma que rasgou elogios à dupla, o ex-chefe de equipe da Benetton e Renault criticou as últimas corridas de Lewis Hamilton e falou que Sebastian Vettel e Felipe Massa devem ser relegados à função de segundo piloto, respectivamente da Red Bull e da Ferrari, para auxiliar os líderes da tabela de pontos rumo à conquista do título.

Briatore se mostrou contra a política igualitária que reina na Red Bull ao ter dito que é incompreensível que Vettel não esteja apoiando Webber. “Não entendo muitas coisas. Vettel tirou pontos de Webber em Cingapura, dando um presente para a Ferrari”, disse o ex-dirigente em entrevista ao periódico italiano ‘Gazzetta dello Sport’.

Apesar do alemão ainda ter chances de título, já que tem 21 pontos de desvantagem para o australiano, Flavio defendeu que a equipe rubro-taurina dê prioridade a Webber, que é seu agenciado. “Acho que o que está acontecendo é incompreensível. A menos que a Red Bull, que tem uma diferença de pontos grande, queira o Mundial de Construtores”, acrescentou.

O italiano elogiou Mark, tanto pessoalmente, quanto também sob o ponto de vista profissional. Briatore disse também que ele foi um dos únicos no paddock a levantar o nome de Webber como um dos candidatos ao título. “Um grande homem, um atleta leal, um bom piloto de corridas”, elogiou. “Não importa como ele vai terminar [o campeonato], a surpresa do ano é ele. Ninguém o colocou entre os favoritos, mas eu o fiz, porque conheço suas qualidades e tenacidade durante anos. Ele aproveita cada oportunidade”, compreendeu.

Entretanto, o polêmico dirigente elevou Alonso a um patamar acima dos rivais, inclusive de Webber. “Ele é a pessoa mais forte, que sabe guiar a equipe na direção certa. Sem ele, a Renault não teria ganho dois títulos.”

Flavio entende que a união entre o asturiano e a equipe de Maranello tem sido um sucesso. “Alonso é o piloto de classe mundial que conhecemos, e a Ferrari tem demonstrado ser uma grande equipe nas últimas duas corridas. Fernando contribuiu com sua velocidade e classe, mas os homens na garagem adicionaram a habilidade com os pit-stops. E os engenheiros trouxeram as evoluções do carro, que funcionaram”, avaliou o italiano.

Briatore continuou sua análise sobre a Ferrari ao ter dito que Massa deveria se contentar com a função de segundo piloto, por entender que Alonso é superior ao seu companheiro de equipe. “Felipe é bom e rápido, mas ele deve entender que ele tem um piloto especial ao seu lado. Se eu estivesse em seu lugar, pegaria fácil [o posto de segundo piloto].”

Quando o assunto foi Hamilton, Flavio não aliviou e criticou o piloto da McLaren, principalmente por ter abandonado as duas últimas provas do Mundial, em Monza e Marina Bay, por causa de erros em tentativas de ultrapassagem. O italiano lembrou de 2007, quando o britânico tinha o campeonato quase decidido a seu favor, mas deixou escapar o primeiro título por erros semelhantes. Naquela oportunidade, o campeão foi Kimi Raikkonen.

“Sua tentativa de ultrapassagem sobre Webber em Cingapura não poderia acabar de outra forma. É pesado ter dois abandonos em duas corridas. É inconcebível jogar fora um campeonato dessa forma. É a segunda vez que isso acontece, porque ele também cometeu erros decisivos em 2007. Se ele tivesse mantido a calma e esperado, ele ainda estaria na luta agora. Button? Não posso vê-lo de volta à luta [pelo título]”, complementou Briatore.

Fonte: Warm Up

Sem comentários: