23 de outubro de 2010

Todt vê tensão em Schumacher, mas diz que piloto se protege por orgulho

O convívio de longos anos entre Jean Todt e Michael Schumacher faz o atual presidente da FIA dizer que o alemão não se abre por estar protegendo a si mesmo: “Ele é um cara orgulhoso”

Jean Todt compôs com Michael Schumacher e Ross Brawn uma das equipes mais vitoriosas da história da F1. A parceria que nasceu na Ferrari em 1996 e durou onze temporadas permite que o francês, atual presidente da FIA, fale com autoridade sobre o heptacampeão mundial.

De acordo com o ex-chefe de equipe da Ferrari, o alemão, atualmente na Mercedes, não parece estar relaxado com sua situação na categoria, mas que por conta do orgulho, o piloto tem se fechado, numa atitude de autoproteção. O dirigente demonstrou apreço por Michael ao dizer que torce para que este volte a trilhar os caminhos da vitória no futuro.

Atualmente, Schumacher soma 54 pontos e ocupa a nona colocação no Mundial de Pilotos. Seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, ostenta 122, quase o dobro do que o veterano acumulou nas 16 etapas da temporada. Neste sábado (24), na Coreia do Sul, o jovem piloto sacramentou sua superioridade sobre o heptacampeão em 2010. No comparativo das posições de largada, Nico foi por 14 vezes superior a Michael.

Razões que fazem Todt considerar que o piloto de 41 anos não está tranquilo com a situação, embora não demonstre publicamente. “Eu não acho que ele está tão relaxado, mas ele é um cara muito orgulhoso, e você precisa conhecê-lo muito bem antes que ele fale com você e lhe explique o que ele está sentindo”, disse o gaulês em entrevista à agência de notícias ‘Reuters’.

Entretanto, apesar de Schumacher aparentar uma postura inabalável, o francês vê na atitude de seu ex-piloto um ato de autoproteção. “Ele está protegendo a si mesmo, é o que eu posso entender”, comentou o dirigente, deixando claro que o veterano da Mercedes não é uma ‘pedra de gelo’. “Ele é muito humano, uma pessoa muito frágil, e ele não é esse tipo todo de robô como ele tem representado muito frequentemente em sua carreira”, acrescentou.

Jean deu a entender que compreende o desempenho apresentado pelo germânico na temporada, uma vez que o piloto ficou três anos longe das competições e já tem idade avançada, se comparada com os rivais diretos na categoria. “Ele pensou com muito cuidado sobre a oportunidade de voltar. Entretanto, você é talentoso, mas se você parar por três anos e se você não pilotar o melhor carro, não será fácil, como é o caso”, compreendeu o francês.

Entretanto, embora veja o alemão ser batido constantemente por Rosberg, Todt acredita que a motivação de Schumacher continua em alta. “Ele escolheu voltar. Ele pode decidir parar. Ele está colocando todo seu coração nesse esforço? A resposta é sim.”

Todt encerrou a entrevista declarando sua torcida para que Michael possa continuar trilhando o caminho das vitórias até o final de sua carreira na F1. O contrato do piloto com a Mercedes é válido até o fim da temporada de 2012.

“Se seu companheiro de equipe vencer GPs e ele não, provavelmente será mais difícil. Mas para ele, para a equipe, o esporte e para todas as pessoas que torcem por ele, eu espero que ele esteja em uma posição onde ele possa pilotar um carro vencedor novamente”, concluiu Jean.

Fonte: Warm Up

Sem comentários: