19 de outubro de 2010

"Devo largar com quem briga pelo título", diz Massa

Brasileiro traça metas para GP da Coreia e diz como ajudará Alonso a vencer

Felipe Massa, já sem chances de conquistar o título do campeonato a três corridas do fim, traçou seus objetivos agora para ajudar o parceiro na Ferrari, Fernando Alonso, a ser tricampeão.

Com cinco pilotos na briga (Webber, Alonso, Vettel, Hamilton e Button) o brasileiro sabe que um mau resultado de sua equipe pode ser crucial para a derrocada do parceiro espanhol e, pensando como time, pretende ajudar a retirar pontos dos rivais.

Pensando assim, Massa escreveu em seu diário na Ferrari como pretende começar o final de semana na Coreia, no novo traçado de Yeongam, e o que deseja extrair dessa oportunidade de conhecer uma nova pista.

"Fiquei em casa, no Brasil, por quase uma semana, e tratei de fazer bom uso deste período, preparando-me da melhor maneira para as três últimas corridas da temporada, que serão muito importantes para mim depois da desilusão das provas em Cingapura e Japão."

"Entretanto, a coisa mais importante será conseguir trazer para casa o maior número de pontos possíveis para ajudar a escuderia na luta para conquistar o título", afirmou Massa.

"Trabalhei muito no simulador com o novo circuito e a primeira impressão é que se trata de uma pista muito longa, motivo pelo qual a distância da corrida são duas voltas a mais do que no Japão. Há uma reta muito longa e um misto de curvas de alta velocidade e lentas."

"O desafio será fazer que a F10 tenha uma configuração aerodinâmica mais eficiente possível, com uma boa velocidade final para as retas e pressão aerodinâmica."

"Quanto aos meus objetivos, primeiro de tudo desejo fazer uma boa classificação no sábado para poder largar em meio aos pilotos que lutam pelo título. Essa é a melhor coisa que posso fazer para ajudar a Ferrari e Fernando [Alonso] agora que nos aproximamos do final da temporada."

Massa afirmou, ainda, que deseja aproveitar a oportunidade de conhecer a Coreia do Sul para se divertir um pouco.

"À primeira vista me lembra o traçado de Xangai, onde também há algumas partes em que se freia bruscamente para entrar nas curvas lentas, que são muito parecidas com as existentes no Bahrein. A F10 se adaptará bem a essa nova pista?"

"Tirando a Red Bull que, em alguns GPs esteve intocável, a Ferrari esteve competitiva em quase todos os circuitos e não há razões para que não seja assim desta vez."

"Vimos este ano que é importante que tudo vá bem desde o início da prova, na sexta-feira de manhã, sem problemas que possam interferir no programa técnico. Neste final de semana será ainda mais importante porque na primeira volta de sexta começaremos a descobrir o traçado e verificarmos se as simulações têm a ver com a realidade."

"Estou curioso para descobrir um novo país. Apesar de a F-1 não dar muito tempo para o turismo, visitar novos lugares e conhecer novas culturas fazem parte do divertimento. Visto que a popularidade de nosso esporte continua a crescer de todas as formas, haverá sempre novas oportunidades em um futuro próximo."

Fonte: Tazio

Sem comentários: