14 de outubro de 2010

Massa reconhece fase difícil na temporada e agradece apoio da Ferrari

Felipe Massa atribuiu ao tráfego o fato de não ter avançado ao Q3 na classificação em Suzuka. O piloto reconheceu que vive um momento difícil, mas exaltou o apoio que tem recebido da Ferrari

Após viver um final de semana negativo em Suzuka, Felipe Massa voltou ao Brasil para ficar mais perto dos seus familiares e descansar um pouco antes da disputa da antepenúltima etapa do Mundial, no recém-inaugurado circuito de Yeongam, na Coreia do Sul. O brasileiro reconheceu que a fase não é das melhores, mas agradeceu as palavras de apoio proferidas pelo presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, que demonstrou fé em sua reação.

Quando comparado o desempenho do paulista em relação a seu companheiro de equipe e vice-líder do Mundial, Fernando Alonso, os números são abismais. O asturiano somou 65 pontos nas últimas três corridas do campeonato, contra 19 de Felipe.

“Mesmo que esteja passando por um momento difícil agora com a falta de resultados nas últimas corridas, sei que posso contar com o apoio da equipe, que sempre esteve 100% atrás de mim, especialmente nos tempos difíceis”, lembrou Massa, que atualmente ocupa a sexta colocação no Mundial com 128 pontos. O piloto só não foi superado na tabela de pontos porque Nico Rosberg abandonou o GP do Japão no final, com problemas na roda.

Felipe demonstrou satisfação com o gesto de apoio de Montezemolo. O mandatário da Ferrari afirmou que o brasileiro será a surpresa das últimas corridas da temporada, demonstrando assim total confiança em sua reação ainda em 2010.

“Fiquei muito satisfeito por ler o que nosso presidente Montezemolo disse depois do GP do Japão. Saber que ele tem fé em mim é realmente algo que aprecio: ele tem um excelente entendimento do esporte e sabe que às vezes você pode passar por tempos difíceis. O fato de seu apoio estar sempre presente é muito importante”, declarou.

O paulista justificou o fato de não ter avançado ao Q3 na sessão classificatória disputada no domingo pela manhã em Suzuka. Massa atribuiu ao tráfego na volta decisiva com pneus macios à sua eliminação do top-10 do grid do GP do Japão. “Quando eu coloquei os pneus macios no Q2, tive tráfego no primeiro setor com Jenson saindo dos pits, e então, tive muito mais no segundo setor, na curva Spoon, onde fiquei atrás de Kubica, o que me custou décimos suficientes para perder o Q3.”

Longe das primeiras colocações, Felipe ficou à mercê de um possível acidente na largada. E foi o que aconteceu, ao tentar forçar uma ultrapassagem mal sucedida sobre Nico Rosberg, que ocasionou o abandono do piloto da Ferrari, quanto o de Vitantonio Liuzzi, que foi atingido em cheio pela sua F10. “Naturalmente, quando você larga a partir da sexta fila do grid, sempre há a chance de se envolver em confusões, e foi exatamente isso o que aconteceu, quando eu bati e fiquei fora da corrida na primeira curva. Foi um domingo muito ruim para mim”, admitiu.

Com a Ferrari envolvida diretamente na disputa pelo título do Mundial de Pilotos com Fernando Alonso, mas com chances remotas no campeonato dos construtores, Massa garantiu que estará disposto a lutar até o final para garantir o êxito da equipe no final da temporada.

“Meu desejo é fazer o melhor possível para mim e para a equipe. Você tem de manter uma atitude positiva, especialmente porque a equipe está em uma luta muito dura com dois objetivos em mente, mesmo que a situação no campeonato de construtores tenha se tornado muito difícil. Todos devem fazer um esforço de 110% para ter sucesso, e é definitivamente o que eu vou fazer nas semanas restantes da temporada”, encerrou o brasileiro.

Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: