8 de outubro de 2010

Alonso prefere esperar sábado para julgar força da Red Bull em Suzuka

Após a execução das sessões de treinos livres, Fernando Alonso saudou a chegada de Sergio Pérez à Ferrari. O mexicano fará parte da academia de desenvolvimento de pilotos da equipe

Quarto colocado no agregado das duas sessões de treinos livres desta sexta-feira (8) em Suzuka, Fernando Alonso ressaltou a força da Red Bull, que liderou as duas tomadas de tempo do dia, mas considera precipitado fazer um julgamento do nível da equipe dos energéticos no circuito nipônico.

O piloto da Ferrari se baseou no que aconteceu, sobretudo em Cingapura, há duas semanas. Naquela oportunidade, assim como ocorreu hoje, Sebastian Vettel dominou todas as tomadas de tempo, com exceção da classificação, em que foi derrotado pelo asturiano, que acabou levando a vitória em Marina Bay. Por isso, Fernando prefere aguardar a classificação para analisar melhor o rendimento da equipe rival.

“É apenas sexta-feira, então os tempos hoje não significam muito. Temos sempre que ter em mente que essa hierarquia entre os carros pode mudar significativamente em termos da pista em que estamos: você tem de olhar para a McLaren, que foi muito forte em Spa e Monza, mas definitivamente menos em Budapeste e Cingapura. Então, queria dizer que o melhor é esperar até o fim de amanhã antes de fazer um julgamento definitivo da situação aqui em Suzuka”, compreendeu o atual vice-líder do Mundial de Pilotos, que tem 11 pontos de desvantagem para o ponteiro Mark Webber.

“Teoricamente, a Red Bull é imbatível aqui, como sempre foi, com exceção de Monza, e também houve várias corridas que, quando chegou o domingo, eles foram batidos, então, novamente, é preciso esperar antes de fazer qualquer conclusão”, emendou o espanhol.

Alonso foi superado pela dupla da Red Bull e pelo surpreendente Robert Kubica, com o carro da Renault. Insatisfeito com os tempos obtidos em Suzuka, o espanhol acredita que a F10 pode evoluir a tempo da disputa da classificação. “Não conseguimos fazer uma volta perfeita, mas existe alguma margem para melhorias. Temos de analisar os dados para ver como fazer isso, mas é claro que os outros farão o mesmo.”

Quanto à chuva, que está prevista para ocorrer durante a definição do grid de largada no circuito nipônico, o asturiano alertou. “Se isso acontecer, temos de nos concentrar e evitar cometer erros que podem custar muito no molhado. Então, será uma questão de sorte, estar no lugar certo, na hora certa e com o pneu certo”, ressaltou.

Ciente da força da equipe rubro-taurina em Suzuka, Fernando visa largar em posição semelhante ao que foi obtido durante as duas tomadas de tempo do dia. “O objetivo na classificação é estar entre os cinco primeiros, então, vamos poder ver como as coisas vão acontecer na corrida”, falou o piloto da Ferrari.

Por fim, o espanhol saudou a chegada de Sergio Pérez ao programa de jovens pilotos da Ferrari. Recentemente, o mexicano, vice-campeão da GP2, foi anunciado como novo piloto da Sauber para a próxima temporada. Vale lembrar que a Ferrari mantém parceria de fornecimento de motores com a equipe suíça. “Gostaria de dar boas vindas a Sergio Pérez à Academia de Pilotos da Ferrari. Estou certo que, assim como eu, ele vai se sentir em casa na família Ferrari, junto com os outros caras da Academia. Conheço todos eles e posso dizer que a cultura latina [da equipe] vai ajudá-lo, pois me ajudou muito nesse meu primeiro ano em Maranello”, concluiu.


Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: