28 de março de 2010

Surpreso com 2º lugar, Kubica destaca sorte e trabalho da Renault

De nono para quarto na primeira volta, Robert Kubica contou com o bom trabalho nos pits e com a sorte para conquistar a segunda colocação no GP da Austrália

Surpreendente. Assim é possível definir a corrida de Robert Kubica no GP da Austrália neste domingo (28). O segundo lugar veio coroar o bom desempenho apresentado pelo piloto da Renault durante todo o fim de semana. Graças a uma boa largada e à sorte – quando largou em nono e escapou dos incidentes envolvendo Fernando Alonso, Mark Webber e Michael Schumacher e completou a primeira volta em quarto – somado ao grande trabalho realizado pelos mecânicos no pit-stop, o polonês conquistou um pódio no mínimo inesperado.

O momento-chave da corrida para Kubica foi o trabalho realizado pela Renault nos pits, quando a equipe fez a troca de pneus intermediários para slicks. Assim, o polaco ultrapassou Felipe Massa e saiu em terceiro.

“Paramos no mesmo momento que o Felipe, mas nossos mecânicos fizeram um trabalho fantástico”, ressaltou Kubica. “Na primeira curva que fiz com os pneus slicks tive muita dificuldade, sofri muito com a degradação dos pneus, mas decidi junto com a equipe que se os pneus pudessem resistir, seria importante permanecer na pista”, explicou.

O grande problema denunciado pelos pilotos em Albert Park foi o desgaste dos pneus. Com a opção de Kubica em fazer apenas uma parada, a pressão dos adversários foi inevitável, levando o polonês a manter o ritmo, mas sem se descuidar de poupar borracha. “Primeiro o Webber, depois o Felipe me pressionaram muito, e eu estava preocupado com os pneus, preocupado em manter uma velocidade, mas deu tudo certo.”

O resultado surpreendeu até mesmo o próprio piloto, que se lembrou da falta de sorte ao ficar fora do pódio nos últimos anos. A mesma sorte o ajudou neste domingo, quando Vettel, com problemas nos freios, teve que deixar a prova, fato que ajudou o polonês a conquistar a segunda posição. “Para ser honesto, não esperávamos chegar entre os três primeiros, por isso, para mim e para a Renault, foi um resultado especial”, comemorou.

Kubica aproveitou a oportunidade para exaltar o trabalho que a equipe tem desempenhado desde a pré-temporada, se mostrando confiante em manter o mesmo ritmo dos times de ponta. “Trabalhamos muito no inverno para ter os melhores resultados logo no começo. Eu agradeço a todos os caras [da equipe] pelo esforço e lembro que temos de seguir trabalhando muito para suibr ao pódio. Tenho certeza de que vamos conseguir manter o mesmo ritmo das principais equipes”, concluiu o polonês.

Fonte: Warm Up

Sem comentários: