28 de março de 2010

Entrevista com Kimi Räikkönen da Sportbild


Após deixar a Ferrari, você poderia ter assinado um contrato com a McLaren-Mercedes. Por que você preferiu pilotar no rali?
Sem comentários. (ri) Bem, eu simplesmente não consegui o carro que eu queria.

Por quê?
Motivos diferentes. Tive algumas ofertas, não só da McLaren. Mas eu também sempre deixei claro, que só ficaria na F1 e tivesse chance de vencer corridas e lutar pelo campeonato. Quando a última porta se fechou, eu decidi que o Campeonato Mundial de Rali seria a melhor opção para mim. A Red Bull e a Citroën me deram esta oportunidade. Em algum momento da minha carreira, eu queria fazer isto mesmo, agora simplesmente aconteceu mais cedo.

Quando a Ferrari disse a você que eles não precisariam mais de você?
Em algum momento do verão de 2009 eles me disseram que talvez me substituiriam com Alonso. Não acho que tenha tido algo a ver com a minha performance na pista. Acho que outras coisas levaram Alonso a pilotar lá. Por exemplo, alguns patrocinadores não são inocentes.

Com certeza você está falando do banco espanhol Santander, um patrocinador de Fernando Alonso. O que você acha agora da Ferrari?
Tive três ótimos anos lá. Conquistei meu sonho de ser campeão do mundo com a Ferrari. É uma das melhores equipes da F1. Não há nada de negativo a dizer sobre a equipe.

Quais são seus objetivos para o Campeonato Mundial de Rali?
Se eu ficar por mais tempo, a meta certamente será ser campeão mundial. Ninguém venceu os dois campeonatos antes, de F1 e rali. Mas uma coisa depois da outra. Primeiro, quero vencer um rali.

Qual título significaria mais para você?
Ser o melhor piloto do mundo é sempre uma grande satisfação, tanto no rali como na F1.

Você tem um rival fantástico: Sébastien Loeb.
Ele domina o WRC há muitos anos. Foi campeão do mundo 6 anos consecutivos, é um pouco semelhante a Michael Schumacher na F1. Quando você domina seu esporte por tanto tempo, você é algo especial. É por isso que posso aprender muito dele. Ele é minha referência, exatamente como ele poderia aprender muito comigo na F1.

Quanto de sua empolgação pelos ralis vem de você ser finlandês e do fato que seu esporte tem uma longa tradição em seu país?
Muito. No passado eu fiz rali-cross. Também sempre gostei de dirigir na neve.

Você não sente falta da potência de um motor da F1?
Bem, um carro de F1 é o carro mais rápido de corrida do mundo. Nenhum outro pode ser tão rápido, infelizmente.

Você ainda tem contatos na F1?
Ei, só estou longe há alguns meses! Os chefes das equipes são os mesmos do ano passado. Fora os das novas equipes, conheço todos pessoalmente.

Você tem ótimas conexões à Red Bull. O que você pensa sobre um retorno à F1 como o companheiro de equipe de Sebastian Vettel?
Quem sabe? Eu vou tomar minha decisão em algum momento mais tarde neste ano e vou checar quais oportunidades tenho. A Red Bull foi muito competitiva em 2009. Se eu tiver uma chance de pilotar um carro competitivo, seria muito interessante.

Por que você e seu amigo Sebastian Vettel seriam uma boa equipe?
Você deve perguntar isso à equipe. Eles tomam as decisões.

O que você responde aos críticos que dizem que você não tem mais motivação suficiente para a F1?
Eu ainda tentei ficar lá. Isso é fato. Mas não deu certo. Agora vou pilotar rali por um ano. O que vier depois disso não tem nada a ver com a minha motivação.

Há vozes que dizem que você não fez o suficiente com seu talento. Eles estão certos?
Eu poderia ter vencido 3 campeonatos mundiais na F1. Não foi culpa minha que não deu certo.

Fonte: Sportbild
Agradecimento: miezicat KRSF
Tradução: Fran

Sem comentários: