19 de março de 2010

Kimi Räikkönen: Rali x F1, qual é o melhor para o Iceman?

A Képes Sport compara o Kimi do rali com o Kimi da F1





Aqui está uma competição, o vencedor já sabemos. Apesar que a competição ainda não acabou, porque comparamos o passado com o futuro. Apesar de não ser fácil escolher entre a F1 e o rali, tentaremos comparar os 2 Kimis.

Empolgação

Kimi-Rali: 1 ponto
Não é nenhum segredo, Kimi estava entediado na F1. Após 9 anos de corridas, ele já não gostava mais muito no final como no início. O rali, contudo, é completamente diferente: o ambiente natural, o desafio dos fins de semana mais longos, a diversidade das superfícies e os desafios absolutamente novos tecnicamente estão todos lá para animar Kimi, que com 30 anos, se sentiria feliz em trabalhar novamente. Mas não vamos sentir pena de seu passado...

Kimi-F1: 0 pontos
Andar no limite com algumas centenas de cavalos de potência não está entre as coisas entediantes. Ultrapassar a 280 km/h não é deprimente, lutar por centenas de segundo durante a classificação nas tardes de sábado certamente não é um relaxamento desestressante. Apesar de tudo isto, a F1 é esteril demais, sagrada demais, comparada ao rali. Tudo é previsível e as circunstâncias de laboratório não são tão empolgantes para os pilotos.

Dinheiro

Kimi-Rali: 1 ponto
Vamos admitir, ninguém nunca pensaria nem mesmo por um segundo que este valioso multimilionário finlandês trocaria um esporte pelo outro pelo dinheiro. Primeiro na McLaren e mais tarde na Ferrari, ele ganhou quantidades siderais de dinheiro. Tem estado dentro do grupo de elite dos mais ricos esportistas há anos, foi pago 10 milhões de euros por sua saída precoce da equipe italiana, então ganhar 3.5 milhões de euros para correr no rali não aumenta suas posses estimadas em 100 milhões de euros tanto assim.

Kimi-F1: 1 ponto
Você pode ganhar quantidades reais de dinheiro no pináculo do automobilismo, especialmente nas "categorias dominantes" das quais Kimi fez parte desde o início de sua carreira. Além disso, ele pertenceu à parte dos mais privilegiados, no grupo com Lewis Hamilton e Fernando Alonso, os que podem conseguir o que querem. Mas como já sabemos, neste nível o dinheiro não é o fator mais dominante.

Histeria

Kimi-Rali: 1 ponto
O rali tem uma base de fãs gigantesca. Vamos minimizar um pouco porque as pessoas pensariam que é apenas um irmãozinho tolerável se comparado à F1, pelo menos na Hungria. Mas num evento de rali, há algumas centenas de milhares de espectadores e uma mudança de um campeão mundial de F1 para o rali certamente pode aumentar o interesse. Só um exemplo: a MTV3 finlandesa, que transmitiu o primeiro evento de Kimi no WRC, pôde produzir sua terceira maior audiência durante o final de semana do rali, enquanto a página oficial do evento na internet atingiu recordes na casa de 8 milhões de visitantes naquele final de semana.

Kimi-F1: 2 pontos
Ótimo, ótimo, mas apesar de todas nossas boas intenções, não podemos dizer que os dois esportes estão no mesmo nível, pelo menos se falarmos sobre o interesse da mídia. O 'circo no limite' merece seu apelido porque os participantes certamente podem contar na constante busca de atenção. Então os pontos ficam aqui, apesar de que gostaríamos muito de mencionar que isto é uma coisa positiva no caso de Kimi Räikkönen.

Trabalho

Kimi-Rali: 2 pontos
Para ser específico, o trabalho a mais vem da pilotagem. Aqui, os pilotos de rali tem mais do que suficiente trabalho, porque enquanto pilotam na bela natureza, podem facilmente arruinar uma curva ou após de um salto ruim ter que virar o carro na estrada com as mãos ou então empurrá-lo de um buraco. Além disso, o perigo é constante, se há um furo no pneu não há ajuda externa, na pista o piloto e co-piloto têm de agarrar o macaco ou usar a chave de porca de roda.

Kimi-F1: 2 pontos
No início, deve ter sido bastante estranho que se algo ia errado na pista você só tinha que entrar no box e dúzias de mecânicos começavam a trabalhar em seu carro. Na F1, os pilotos não tem nada a fazer exceto pilotar o carro, no rali o desafio é muito mais complexo.

Chances

Kimi-Rali: 0% (2 pontos)
"Como um esportista, este será meu maior desafio, tenho que aprender tudo desde o princípio. Sei que o ritmo dos 4 melhores pilotos é inalcançavel, mas ninguém pensaria que Sébastien Loeb poderia vencer Sebastian Vettel logo que entrasse na F1."

Bem, se o próprio Kimi pensa assim, por que deveríamos discutir com ele? Sabendo do fato que ele só tem 2 corridas de WRC de experiência até agora (Suécia e México), ele não conseguiu pontos.

Kimi-F1: 3 pontos
Se ele ficasse na F1, ele poderia ter a chance de terminar na zona de pontuação em todas as corridas - e não somente por causa da reforma do sistema de pontuação. Kimi fez seu trabalho não completamente de coração na temporada passada mas sem dúvida ele pertencia aos vencedores prováveis em todas as ocasiões. Durante sua carreira de 9 anos na F1, 18 vitórias, 579 pontos e um título mundial em 2007 não foram conquistados por acidente, então estes fatos poderiam ser um bom ponto de partida para que os experts o colocassem entre os vencedores prováveis todo ano. Se o "se" não estivesse ali...

Fãs

Kimi-Rali: 3 pontos
Um ponto certo no capítulo anterior, um ponto certo aqui. É justo. E é de direito, porque competir com os fãs de rali não é fácil. Na neve (Finlândia ou Suécia), no clima quente (México), nas montanhas (Nova Zelândia) ou na poeira (em quase todo lugar) - eles estão em toda parte próxima das pistas. Mesmo nos pontos praticamente inacessíveis, com horas de caminhada dura, mesmo nas montanhas, eles estão próximos às pistas, às vezes próximos demais. Bravura, fanatismo, tenacidade - eles ganham um ponto por isso.

Kimi-F1: 3 pontos
Os fãs de F1 são "Ladies inglesas" mimadas comparadas aos fãs de rali, se podemos dizer isto. Apesar de estarem prontos para caminhar algumas horas pelos campos no tempo quente (Hungaroring), se ensopar na chuva (Sepang) ou enfrentar os elementos no Bahrain no meio de uma tempestade de areia, é muito mais confortável e seguro sentar nas arquibancadas e apoiar os pilotos de lá durante os fins de semana de corrida.

Prazer

Kimi-Rali: 4 pontos
Podíamos ver no início que chegar a uma conclusão não seria fácil. Principalmente porque esta categoria está aqui para decidir entre o rali e a F1. Bem, em nossa opinião e especialmente neste caso, o rali pode ganhar mais pontos: as novas pistas, os novos desafios, os novos oponentes são maiores desafios para Kimi do que se ficasse na F1. E para um esportista, um maior desafio é o prazer em si.

Kimi-F1: 3 pontos
Bem, a decisão não seria tão óbvia porque competir com os pilotos mais rápidos do mundo com os carros mais rápidos do mundo não pode ser citada como uma atividade entediante. Pilotar no limite na primeira curva incisiva após a largada a 300 km/h, aguentar a força G durante 1 hora e meia de corrida, calcular onde frear e onde ultrapassar, tudo isto certamente pode aumentar o nível de adrenalina de qualquer um. Ainda assim, achamos que o rali dá a Räikkönen muito mais prazer do que a F1, então, numa grande chegada, o rali é o vencedor.

Fonte: Képes Sport
Cortesia: Kinga @PF1
Tradução: Fran

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