Sete títulos mundiais e outros tantos recordes da F-1 no currículo, Michael Schumacher tem vivido dias de principiante desde que colocou fim à sua aposentadoria, depois de três anos afastado da categoria.
Após o GP do Bahrein, há duas semanas, no qual se disse satisfeito em chegar em sexto, o piloto da Mercedes sabe que cada minuto a mais na pista será fundamental para se readaptar.
Justamente por isso, um bom trabalho nesta quinta, nos primeiros treinos livres para o GP da Austrália, segunda etapa do Mundial, será importante. A principal dificuldade que o alemão encontrou até aqui foi o fato de os carros atuais saírem muito de frente nas curvas -sua preferência sempre foi por sair de traseira.
Esse comportamento dos carros acontece, em parte, por causa do peso que eles têm de carregar atualmente -com o fim do reabastecimento durante os GPs para este ano, o tanque de combustível praticamente dobrou de tamanho.
Outro fator que ajuda os carros a saírem mais de frente agora são os pneus. Com o estreitamento dos compostos dianteiros de 270 mm para 245 mm em 2010, os carros acabam tendo menos aderência na parte frontal, o que gera uma tendência maior de escapar de frente.
Após sofrer no Bahrein, onde acabou todas as sessões de treinos, a classificação e a corrida atrás de Nico Rosberg, seu companheiro de time, Schumacher pediu à equipe que solucionasse o problema.
‘Não podemos construir um novo carro, mas certamente podemos trabalhar com esse modelo em nosso túnel de vento’’, declarou o heptacampeão.
Os engenheiros da Mercedes vêm trabalhando para tentar deixar o W01 mais do jeito que Schumacher, 41, gosta e mexeram, principalmente, na distribuição de peso do modelo. Com os testes durante a temporada proibidos, a resposta só será conhecida nos treinos desta quinta, à partir das 22h30.
Mas, apesar de já ter vencido quatro vezes em Melbourne, o alemão e seus chefes sabem que não será fácil obter o quinto triunfo neste final de semana -a corrida será na madrugada de domingo, às 3h (de Brasília).
‘Agora estamos trabalhando para diminuir a diferença para os líderes’’, declarou Ross Brawn, chefe da Mercedes.Para Norbert Haug, diretor da Mercedes, o W01 ainda não está pronto para vencer. ‘Espero uma prova bastante desafiadora para nós. Ainda vamos levar algum tempo para nos aproximar dos líderes.’’
Fonte: Uol Esportes
25 de março de 2010
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