28 de março de 2010

Na sorte e na estratégia, Button vence na Austrália

Inglês é o primeiro a colocar pneus de pista seca e herda liderança de Vettel

Jenson Button venceu, neste domingo, o excepcional GP da Austrália de F-1. O britânico arriscou ao ser o primeiro piloto a colocar pneus para pista seca, pulou para a segunda posição quando todos os pilotos pararam nos boxes e herdou a liderança após quebra de Sebastian Vettel, da Red Bull, que mais uma vez sofreu com problemas mecânicos.

Com uma pilotagem limpa e sem erros, o atual campeão mundial chegou à sua primeira vitória pela McLaren. Robert Kubica e Felipe Massa, heróicos após conseguirem se manter na pista com os pneus extremamente desgastados, completaram o pódio naquele que já se torna o melhor resultado do brasileiro da Ferrari em Albert Park.
Fernando Alonso, também em boa atuação, resistiu à pressão de Lewis Hamilton e cruzou a linha de chegada em quarto, à frente de Nico Rosberg, da Mercedes. O campeão mundial de 2008 ainda conseguiu chegar em sexto, mas envolveu-se em um acidente com Mark Webber na penúltima volta e perdeu a chance de conseguir um melhor resultado.

A F-1 "chata" que gerou tantas críticas após o GP do Bahrein, etapa que abriu a temporada de 2010 da categoria, ficou de lado neste domingo, em uma corrida repleta de emoções, duelos e ultrapassagens.

Largada alucinante

Na largada, o grande destaque ficou para Massa: beneficiado pela má saída de Alonso, que patinou ao apagar das luzes vermelhas, o brasileiro, que largou em quinto, voou para cima de seu companheiro de equipe e, com melhor tração, conseguiu superar Webber antes mesmo da primeira curva para assumir o segundo lugar, com Vettel mantendo a liderança.

Alonso, por sinal, levou a pior em uma confusão envolvendo três campeões mundiais: tocado por Button, o ferrarista perdeu o controle de seu carro, bateu em Schumacher e rodou, caindo para a última posição. Michael, no entanto, saiu da pista e teve sua asa dianteira quebrada, sendo obrigado a parar nos boxes para trocar o bico de sua Mercedes.

Na metade da volta inicial, entretanto, Kamui Kobayashi e Nico Hulkenberg protagonizaram o acidente mais espetacular da prova: o japonês da Sauber perdeu o controle de seu carro e atingiu o muro externo da pista, virando passageiro dentro de seu próprio carro e sendo atingido em cheio, na curva, pela Williams do alemão. O choque provocou a entrada do safety car.

Relargada, duelos e ultrapassagens

Na relargada, a pista de Albert Park testemunhou vários duelos e muitas ultrapassagens justamente o que faltou na etapa de abertura do campeonato, no Bahrein. Enquanto Schumacher e Alonso, nas últimas posições, inciavam provas de recuperação, Kubica roubava a cena ao disputar a terceira posição com Webber.

Ao mesmo tempo, Hamilton e Button travaram um duelo interno da McLaren, com o campeão de 2008 superando seu companheiro de equipe após um pequeno embate.

O golpe de mestre de Button

Pouco depois do duelo com Lewis, Button arriscou e foi o primeiro piloto a entrar nos boxes para colocar pneus para pista seca.

A princípio, o ex-piloto da Brawn teve dificuldades para se manter na pista. No entanto, não demorou muito para que o atual campeão do mundo se tornasse o mais rápido da pista.

Quando todos os demais pilotos pararam praticamente ao mesmo tempo para colocar os pneus slick, Jenson levou a melhor e pulou para a segunda posição, atrás apenas de Vettel, líder.

Enquanto isso, Alonso e Hamilton davam show. Ambos faziam intensas provas de recuperação, com várias ultrapassagens. O espanhol não teve maiores dificuldades para entrar no top 10, enquanto Lewis, no seu melhor estilo "kamikaze", seguia ganhando posições "na marra", com as manobras arrojadas que caracterizam seu estilo de pilotagem.

O abandono de Vettel e o heroísmo dos líderes

A história da corrida mudou completamente quanto Vettel abandonou a prova. Isolado na liderança, o jovem alemão mais uma vez sofreu com a falta de confiabilidade da Red Bull reconhecidamente o carro mais veloz do grid_ e, graças a um problema nos freios, perdeu o controle de seu carro e parou na caixa de brita. A primeira posição caiu no colo de Button.

A corrida ganhou contornos dramáticos na metade final. Heróicos, os quatro primeiros colocados da corrida Button, Kubica, Massa e Alonso decidiram permanecer na pista sem trocar os pneus. Hamilton, quinto colocado, e Webber, sexto, haviam parado nos boxes para mais uma troca, e tinham um ritmo superior aos líderes.

O fim do show de Hamilton

Pouco a pouco, os dois foram se aproximando do pelotão da frente. Lewis não teve dificuldades para chegar em Fernando, que tentava, sem sucesso, superar Felipe. O brasileiro, por sua vez, havia tentado pressionar o polonês da Renault, mas perdeu contato nas últimas dez voltas.

Hamilton, alucinado, partiu para cima de Alonso na penúltima volta e tentou decidir a ultrapassagem com uma manobra por fora, mas o espanhol travou os pneus e conseguiu defender sua quarta posição. No entanto, Webber não conseguiu frear e atingiu em cheio a traseira da McLaren do inglês. Ambos saíram da pista, mas Lewis ainda conseguiu terminar na sexta posição. O australiano da Red Bull, por sua vez, precisou parar nos boxes para trocar o aerofólio dianteiro e cruzou a linha de chegada em nono.

Vitória de Button

Lá na frente, soberano, Button seguiu com sua pilotagem limpa e sem erros e conquistou sua primeira vitória pela McLaren a segunda consecutiva na Austrália e a oitava na carreira. Kubica e Massa, com desempenhos excepcionais, completaram o pódio, à frente de Alonso e Nico Rosberg, mais uma vez na quinta posição.

Entre os demais brasileiros, Bruno Senna, da Hispania, chegou a andar em 14°, mas abandonou logo após a relargada por problemas mecânicos. Lucas Di Grassi, da Virgin, teve seu destaque ao disputar posição com Schumacher e aplicar um "X" no alemão, mas também deixou a prova após quebra de seu carro.

Já Rubens Barrichello, por sua vez, teve mais uma atuação correta e consistente e voltou a marcar pontos, após levar sua Williams à oitava posição.

Final

1°. Jenson Button (ING/McLaren), 58 voltas em 1h33min36s531
2°. Robert Kubica (POL/Renault), a 12s034
3°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 14s488
4°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 16s304
5°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 16s683
6°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 29s898
7°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), a 59s847
8°. Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 1min00s536
9°. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 1min07s319
10°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min09s391
11°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1min11s301
12°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber), a 1min14s084
13°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), a 2 voltas
14°. Karun Chandhok (ING/Hispania), a 4 voltas

Não completaram:

Timo Glock (ALE/Virgin), 41 voltas
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 26 voltas
Lucas di Grassi (BRA/Virgin), 25 voltas
Adrian Sutil (ALE/Force India), 12 voltas
Vitaly Petrov (RUS/Renault), 10 voltas
Bruno Senna (BRA/Hispania), 5 voltas
Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1 volta
Nico Hulkenberg (ALE/Williams), 1 volta
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 1 volta
Jarno Trulli (ITA/Lotus), 0 voltas

Fonte: Tazio

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