Atual líder do campeonato, Webber é segundo e abre 14 pontos para rivais
Em uma das corridas mais monótonas da temporada, Sebastian Vettel venceu o GP do Japão e se manteve vivo na briga pelo campeonato.
Os cinco que disputam o título formaram o "top 5" da prova: a Red Bull dominou a ponta, com o atual líder do campeonato, Mark Webber, em segundo, seguido da Ferrari de Fernando Alonso.
Logo após, veio a McLaren, com Jenson Button à frente de Lewis Hamilton, que trocou de câmbio e perdeu a terceira marcha no meio da disputa. Como resultado, Webber pulou para 220 pontos, abrindo 14 para Vettel e Alonso. Button, com 31 pontos de desvantagem, praticamente sai da disputa.
O destaque da prova foi Kamui Kobayashi. Correndo em casa, o piloto da Sauber deu um show de ultrapassagens e foi sétimo. Já o melhor brasileiro foi Rubens Barrichello, o nono com a Williams. Bruno Senna, da Hispania, fechou a prova em 15°, enquanto Felipe Massa bateu sua Ferrari na largada e Lucas di Grassi sequer largou.
A corrida em detalhes
Logo na largada uma serie de abandonos:Vitaly Petrov tocou em Nico Hulkenberg, e Felipe Massa atingiu Vitantonio Liuzzi. Os quatro não passaram do primeiro setor. Isso sem contar que, antes da largada, Lucas di Grassi bateu ao levar a Virgin para o grid e sequer participou.
"Antes da curva, o Rosberg largou mal, coloquei o carro do lado direito junto com ele, atravessei a curva e acertei a Force India", relatou Massa. Na terceira volta, quando o safety car ainda estava na pista, foi a vez de Kubica sair da competição, quando era segundo, após perder a roda traseira de seu Renault.
A relargada se deu na sétima volta, com a Red Bull na frente, seguida de Alonso e da dupla da McLaren. Vettel e Webber, apenas no primeiro setor, abriam nada menos que sete décimos para Alonso, o que tornou a corrida bastante monótona. De emocionante, apenas a ultrapassagem de Schumacher em Barrichello, válida pelo sexto posto.
Com praticamente metade da prova cumprida, a única ultrapassagem no "top 10" foi de Kamui Kobayashi, o nome do GP, em Jaime Alguersuari (Toro Rosso) e Adrian Sutil (Force India), para delírio das arquibancadas em Suzuka. Foi quando começaram os pit stops, o que agitou um pouco a competição.
Hamilton foi o primeiro, no giro 23, com o líder Vettel e Alonso fazendo o mesmo na 25, enquanto Webber trocou pneus na 26. Com isso, Button, assumiu a liderança e, com pneus duros, esticou sua janela e parou só na 38, voltando na mesma quinta posição que ocupava antes.
Com 13 voltas para o fim, Hamilton comunicou ter perdido a terceira marcha, isso tendo trocado o câmbio. O problema fez o inglês perder a quarta posição para Button. Mais atrás, Kobayashi passava Alguersuari novamente, desta vez por fora, no grampo. E Sutil estourou o motor com estilo na 130R.
Kobayashi, definitivamente, era o nome da corrida: passou Barrichello e Heidfeld nas voltas finais, pulando para sétimo. E nada mais. A próxima etapa da temporada acontece daqui duas semanas, na pista da Coreia.
Final
1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1h30min27s323 ( 53 voltas )
2°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s905 ( 53 )
3°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 2s721 ( 53 )
4°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 13s522 ( 53 )
5°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 39s595 ( 53 )
6°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 59s933 53 )
7°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1min04s038 ( 53 )
8°. Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Ferrari), a 1min09s648 ( 53 )
9°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1min10s846 ( 53 )
10°. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1min12s806 ( 53 )
11°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta 52
12°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 1 volta ( 52 )
13°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 2 voltas ( 50 )
14°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 2 voltas ( 50 )
15°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), a 2 voltas ( 50 )
16°. Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth), a 3 voltas ( 49 )
17°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 5 voltas ( 47 )
Não completaram
18°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 45 voltas
19°. Robert Kubica (POL/Renault), 4
20º. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), 1
21°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1
22°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1
23°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), 1
24°. Lucas di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), não largou
Fonte: Tazio
10 de outubro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário