26 de julho de 2010

Pilotando com Kimi: Tudo pronto para a corrida em casa - Kaj Lindström


O teste de dois dias no centro da Finlândia já passou e tudo está pronto para nossa corrida em casa, o Rali da Finlândia. A sensação após os testes é boa. O carro está bom e parece como se fosse o nosso próprio carro, então não posso reclamar. Só posso estar satisfeito.

Nos testes nós começamos a modificar os ajustes básicos de cascalho do Citroën para ficar mais do nosso jeito. Tentamos tipos diferentes de ajustes para as travas de marcha e suspensão diferenciais. Não há muito mais a ser testado num carro como este pois não há mais nenhuma parte nova disponível.

Pensamos que encontramos os ajustes certos para Jyväskylä. O equilíbrio do carro não está longe do que gostaríamos. Ainda temos algumas opções para tentar e vamos testá-la uma vez numa estrada menos familiar no teste do super especial de quinta-feira que este ano será pilotado no Muurame, em Jyväskylä, numa seção de estrada completamente nova.

Jyväskylä é considerado um dos ralis mais difíceis de se pilotar rápido com um carro WRC. Não sei o quanto vamos nos beneficiar de ter participado no ano passado com um carro S2000. É sempre uma vantagem ter pilotado nos mesmos estágios com qualquer carro de rali, mas o carro WRC obviamente tem muito mais potência e 30 km/h mais velocidade máxima do que o Fiat, então tenho certeza que há lugares na estrada onde o Fiat não levantava as rodas do chão no ano passado, mas o Citroën certamente vai. Estes lugares nós temos que encontrar quando fizermos as notas de ritmo.

No ano passado, nossa corrida foi cortada no sábado, então não tivemos experiência nas estradas da rota leste da sexta-feira deste ano. Mas ainda há muita familiaridade com a estrada também. E o fato de ser uma corrida em casa não muda nossa abordagem ao rali de nenhuma forma: o objetivo ainda é pilotar uma corrida sólida, evitar erros, marcar bons tempos nos especiais e acima de tudo, cruzar a linha de chegada.

Para um piloto finlandês, é sempre algo especial correr no país natal. Durante a carreira de Kimi como piloto ele não teve muitas experiências de pilotar em casa, então estamos ansiosamente esperando a corrida.

Também é bom ver os representantes dos nossos fãs aparecerem no rali. Tenho certeza de que haverão muitos de vocês torcendo por nós no centro da Finlândia e isto é uma coisa ótima. Eu sei por experiência própria que pilotar em Jyväskylä é uma sensação completamente diferente comparado aos outros lugares: há muitas pessoas familiares assistindo e o rali é sempre muito bem organizado e no geral é um evento muito legal. Especialmente neste ano, quando a rota inteira foi espremida em dois dias difíceis que significa que uma performance impecável de pilotagem exige muito do lado mental de cada piloto.

Nos vemos durante o fim de semana no centro da Finlândia!

Kaitsu

Fonte: Kolmeks.fi
Agradecimento: Dracaena
Tradução: Fran

Sem comentários: