29 de julho de 2010

Alonso fala sobre polêmica do GP da Alemanha: 'É claro que não me afeta'

Espanhol diz que não sentiu efeito negativo entre os fãs da Fórmula 1

Após toda a polêmica do GP da Alemanha, Fernando Alonso disse que não ficou incomodado por tudo o que foi falado após a corrida. Na ocasião, Felipe Massa foi obrigado pela Ferraria a ceder a vitória ao espanhol. O time recebeu uma multa de US$ 100 mil (cerca de R$ 178 mil) por atitude antidesportiva.

- É claro que não me afeta. Nem um pouco. Se perdêssemos um por cento de nossa concentração, tudo estaria perdido. Não apenas pela corrida na Alemanha, porque sempre tem um incidente em cada corrida. Uma vez foi a batida entre as RBRs na Turquia, na outra foi a ultrapassagem que eu fiz sobre Massa no pit lane. Sempre haverá algo para falar na próxima semana, por isso não podemos prestar muita atenção nisso - diz Alonso, em entrevista coletiva nesta quinta-feira.

O Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) já marcou a data do julgamento da Ferrari: 10 de setembro, na sede da entidade na Place de la Concorde, em Paris. A equipe italiana terá de se explicar após ter sido considerada culpada por ter ordenado a troca de posições entre seus pilotos no GP da Alemanha. O resultado da corrida em Hockenheim ainda está sub júdice. O espanhol diz que ainda não sentiu o efeito negativo na opinião dos fãs.

- Várias opiniões apareceram, e muitas coisas foram ditas nos últimos dias. A única coisa importante para nós é que o carro é competitivo e que podemos ir bem na Hungria também. Mas a opinião de alguns pilotos e de chefes de equipe é deles. Respeitamos todos, mas nos concentramos no trabalho. Não há nada a ser dito agora. É claro que alguns fãs não gostaram, mas já tivemos mais corridas no ano. Cheguei na Hungria nesta quinta, o aeroporto e o hotel estavam cheios de torcedores. Foram os únicos que eu vi até agora.

Para o espanhol, não existe primeiro piloto na Ferrari. Alonso diz que todos ajudam a equipe em primeiro lugar. O interesse pessoal vem depois.

- Acredito que não haja piloto número 1 ou 2. Acredito que é mais sobre respeito mútuo e respeito por correr pela Ferrari, o que significa muito. Estamos felizes com o desempenho nas últimas corridas e na Alemanha finalmente chegamos ao ponto de terminar a corrida com os dois carros sem problemas. Mas o carro também estava bom em Valência e Silverstone, então nosso objetivo é continuar nessa linha. O que falamos e o que não falamos... É o passado e não temos mais nada a dizer. Dissemos tudo lá.

Alonso disse que nada mudou em sua carreira após o episódio e que segue o mesmo. O piloto não quis falar sobre possíveis punições aos pilotos e à equipe no Conselho Mundial.

- Não creio que alguma coisa mudou. Continuo o mesmo e sempre lutarei pelo melhor possível para minha equipe e pelo esporte, e espero que eu sempre possa fazer tudo certo em minha carreira. Nesse momento, os pilotos precisam se concentrar em pilotar. Temos um GP muito interessante aqui na Hungria. Temos boas possibilidades de fazer algumas ótimas corridas, então qualquer coisa que acontecer no futuro não está em nossas mãos. Do ponto de vista de um piloto, nós só precisamos nos concentrar e pilotar que tudo está certo.

Fonte: GLOBOESPORTE.COM

Sem comentários: