24 de julho de 2010

Por dois milésimos, Vettel rouba a pole de Alonso

Alemão dá pulo do gato no fim e não consegue ser superado por espanhol

A Ferrari bem que tentou, mas a pole position não saiu das mãos da Red Bull em Hockenheim. Com uma volta voadora no fim, Sebastian Vettel furou o domínio de Fernando Alonso e ficou com a posição de honra para a 11ª etapa da temporada.

Os dois travaram um forte duelo na parte final, com a estrela local registrando o melhor tempo do fim de semana, em 1min13s791, superando o bicampeão por apenas dois milésimos em uma disputa que continuou com os cronômetros zerados.

A segunda fila também terá Red Bull e Ferrari, mas em ordem inversa: Felipe Massa voltou a andar bem com a F10 e sai em terceiro, ao lado de Mark Webber, que esteve na briga pela pole, mas não reagiu nos momentos finais. A apática McLaren, com Jenson Button e Lewis Hamilton, completaram os seis primeiros, que tem três equipes diferentes.

Na "segunda divisão", Robert Kubica colocou sua Renault à frente da Williams de Rubens Barrichello. Nico Rosberg tentou salvar a honra da Mercedes em nono, com Nico Hulkenberg, parceiro de Rubinho, completando a relação dos dez primeiros, deixando Michael Schumacher em 11°.

Entre os brasileiros, Bruno Senna foi o 21º em seu retorno ao carro da Hispania, com Lucas di Grassi tendo problemas de câmbio e não conseguindo completar uma volta, largando da última colocação.

O treino em detalhes:

O treino começou com a Ferrari mostrando logo de cara suas credenciais: Alonso e Massa subiram direto para as duas primeiras posições. Por lá ficaram um tempo sem serem incomodados, pois Liuzzi bateu na reta dos boxes após perder o controle de seu carro e provocou a interrupção da sessão com a bandeira vermelha aos seis minutos de prática.

Oito minutos depois, o treino recomeçou e Webber tomou a ponta, sendo superado logo na sequência por Hamilton. Na sequência, Button tentou, mas foi Vettel que subiu para primeiro, colocando quatro décimos na concorrência. Essa disputa toda acabou quando Alonso retornou à pista e fez o melhor tempo do fim de semana em 1min14s808. Lá atrás, nenhuma novidade: além de Liuzzi, as três novatas caíram, com Senna em 21º e Di Grassi em último.

No Q2, os ponteiros foram logo para a pista, com Webber e Alonso sendo os primeiros a abrir volta. O australiano levou a melhor no primeiro tira-teima, com a McLaren e Rubinho entrando na briga. O segundo embate foi entre Alonso e Vettel, com o espanhol ficando na frente e os dois derrubando Webber para terceiro. Ambos, no entanto, foram superados por Massa, que marcou duas voltas voadoras, a melhor em 1min14s478, sendo batido apenas por Alonso, em 1min14s081.

Mais atrás, Schumacher, Kobayashi, Petrov, Sutil, De la Rosa Alguersuari e Buemi ficaram pelo caminho. Pior para Sutil, que cairá mais cinco posições por ter trocado o câmbio do carro, e para a Mercedes, que viu seu principal piloto ficar fora do Q3 em casa. Por sua vez, o destaque positivo vai para Barrichello, brigando de igual para igual com a McLaren.

A parte decisiva da classificação viu um domínio inicial da McLaren, com os favoritos passando a ocupar seus lugares de direito, como Alonso, que fez a pole provisória logo em sua primeira volta lançada. E não foi qualquer volta, mas a melhor do fim de semana, em 1min13s927. Vettel tentou, mas ficou 0s024 e teria de esperar a saída final para tentar bater o rival.

Com os cronômetros zerados, todos estavam com voltas abertas, o que deu uma pitada de suspense e emoção na sessão. Para delírio da torcida local, Vettel tomou o primeiro tempo e teve de esperar o espanhol passar. Quando Alonso cumpriu a volta, o autódromo veio abaixo: a pole ficou com o alemão por apenas dois milésimos.

Grid de largada:


Fonte: Tazio

Sem comentários: