16 de julho de 2010

Ferrari diz que Whiting demorou para pedir que Alonso devolvesse posição

A Ferrari negou Charlie Whiting e falou que o diretor da FIA demorou quase dois minutos para pedir à equipe que Fernando Alonso devolvesse a posição para Robert Kubica na Inglaterra

A Ferrari negou que tenha sido orientada por Charlie Whiting imediatamente após a ultrapassagem de Fernando Alonso sobre Robert Kubica para pedir ao espanhol que devolvesse a posição durante o GP da Inglaterra, no último domingo (11). De acordo com o diretor-geral do time italiano, Massimo Rivola, a equipe consultou o diretor de prova da FIA, que demorou quase dois minutos para responder.

“[O tempo para a resposta] Não é imediatamente. Nós só queremos explicar os fatos para que compreendam que nós não somos loucos”, disse o dirigente ao jornal italiano “La Stampa”. Depois do aviso de Whiting, Jaime Alguersuari e Rubens Barrichello estavam na cola de Alonso e Kubica, impossibilitando qualquer manobra fair-play do espanhol.

Rivola disse que voltou a contatar Charlie, para perguntar se Alonso precisava ceder sua posição para vários adversários naquele momento. Logo após, Kubica abandonou.

O diretor de prova da FIA disse que a Ferrari foi orientada pelo menos três vezes a pedir para o asturiano devolver a posição ao piloto da Renault, sendo que a primeira vez tinha sido imediatamente depois da ultrapassagem.

“No rádio, sugeri a troca de posições, para evitar uma punição. Mas eles não fizeram isso. Na terceira conversa com a equipe, eles disseram que Kubica estava longe demais para recuperar a posição. Para nós, foi bem claro: Alonso ganhou uma vantagem ao cortar a pista", explicou Whiting em entrevista à revista inglesa “Autosport”.

O espanhol foi punido com um drive-through por causa da manobra.

Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: