25 de julho de 2010

Ferrari ordena, Massa abre e Alonso vence corrida

Equipe italiana pede "desculpas" a brasileiro por atitude na 49ª volta do GP

Uma atitude constrangedora da Ferrari decidiu o GP da Alemanha de F-1. Após 49 voltas de um duelo emocionante, a equipe italiana ordenou a troca entre Felipe Massa e Fernando Alonso, dando a vitória ao bicampeão.

O espanhol, que largou na frente do brasileiro, cruzou a primeira volta em segundo, após ser fechado pelo pole Sebastian Vettel, e passou a perseguir Massa, que pulou para a ponta em um ótimo início.

Desde o começo da prova, com a ordem estabelecida, foram levantadas suspeitas sobre uma possível inversão de papeis no pit stop. No entanto, Alonso parou primeiro, com Massa efetuando sua parada voltas depois.

Com notórios problemas de aquecimento de pneus, o brasileiro sofreu para entrar no ritmo e segurar Alonso, mas chegou a abrir três segundos de vantagem. Contudo, o espanhol tirou toda a diferença até chegar a ordem da equipe na volta 49, obrigando Massa a ceder a posição.

O pódio, um dos mais constrangedores desde o histórico pastelão do GP da Áustria, em 2002, foi completado por Sebastian Vettel, para o delírio da torcida local. Atual líder do campeonato, Lewis Hamilton permanece na ponta com a quarta posição.


A corrida em detalhes

Na largada, Vettel se preocupou muito com Alonso e se esqueceu de Massa, que largou do lado limpo e tomou a ponta na primeira curva. Vettel caiu para terceiro. Já Sutil, Liuzzi, Buemi e Alguersuari foram aos boxes logo de cara, com o suíço abandonando após quebrar a asa traseira.

Os dois Ferrari escaparam na frente de Vettel, que se viu a 6s5 dos líderes e foi o primeiro a trocar os pneus, na 13ª volta. No giro seguinte, foi a vez de Alonso e Webber, com Massa parando na 15ª. O brasileiro conseguiu voltar à frente do parceiro, com Button herdando a liderança.

Com problemas de aquecimento de pneus, Massa sofreu nas primeiras voltas com os compostos duros e não conseguiu escapar de Alonso, que atacou na 20ª volta, quando o brasileiro pegou Yamamoto pela frente. O bicampeão chegou a colocar o carro na frente, mas não tomou a posição. "Isso é ridículo", bradou Alonso, via rádio, após ser bloqueado.

Nessas, a briga passou a ser direta pela liderança quando Button parou, no giro 23. A pressão de Alonso parece ter "acordado" Massa, que fez uma sequência de voltas rápidas e abriu para o parceiro e rival. Os dois seguiram duelando com suas voltas rápidas, com a diferença ficando na casa de 2s4. Vettel, Hamilton, Button e Webber seguiam discretos.

Com as voltas passando, Alonso conseguiu encaixar um bom ritmo, baixando para apenas um segundo a desvantagem em relação ao brasileiro na 42ª passagem. Mais atrás, Vettel cravava a melhor volta da corrida, na tentativa de chegar perto da dupla ferrarista. Mas a briga estava mesmo entre Massa e Alonso.

Pelo rádio, Masas recebeu uma "chamada" da Ferrari por causa de sua "lentidão" em relação ao Alonso. "Fernando está mais rápido do que você. Você entendeu?". Este aviso, na verdade, foi uma ordem expressa do time para deixar Alonso passar. O que aconteceu na volta 49. "Desculpe", disse o engenheiro Rob Smedley, após a ordem dada pelo chefe de equipe Stefano Domenicali.

A partir de então, a corrida perdeu a graça e ninguém mais se importou com o que aconteceu na pista. As voltas finais foram palco de discussões sobre a ética da equipe italiana no caso. Vettel tentou alcançar Massa, mas um erro impediu o alemão de atacar o brasileiro. A próxima etapa acontece daqui sete dias, em Hungaroring.


Final

1°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1h27min38s864 ( 67 voltas )
2°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 4s1 ( 21 )
3°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 5s1 ( 16 )
4°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 26s8 ( 20 )
5°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 29s4 ( 20 )
6°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 43s6 13 )
7°. Robert Kubica (POL/Renault), a 1 volta ( 66 )
8°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1 volta ( 66 )
9°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1 volta ( 66 )
10°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1 volta ( 66 )
11°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1 volta ( 66 )
12°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta ( 66 )
13°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1 volta ( 66 )
14°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), a 1 volta ( 66 )
15°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta ( 66 )
16°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 2 voltas ( 65 )
17°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 2 voltas ( 65 )
18°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 3 voltas (64)
19°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), a 4 voltas (63)

Não completaram

20°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), ( 7 voltas )
21°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), ( 6 voltas )
22°. Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth), ( 31 voltas )
23°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), ( 16 voltas )
24°. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), ( 2 voltas )

Fonte: Tazio

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