17 de julho de 2010

Räikkönen, gênio e descuidado

Scan da Revista Autosprint

Kimi Räikkönen foi o observado especial do Rali da Bulgária. O finlandês tem uma sensação especial com o asfalto, seu chão natural, a superfície na qual ele cresceu, e na qual ele se mostrou imediatamente confortável, mesmo no rali, conquistando um ótimo segundo lugar no Rali da Lanterna, há um mês, após ter lutado com Ogier.

E Kimi na Bulgária não desapontou nada: ele começou a corrida com uma performance tão bela que deveria ser um retrato, ele era até mesmo o quarto no geral após o SS3, à frente dos dois pilotos oficiais da Ford, Hirvonen e Latvala!

Mas então o finlandês saiu da pista, no SS4, colocando sua corrida em perigo. Naquele estágio, na segunda passada em Belmeken, o ex-piloto da Ferrari estava competindo com Loeb e Sordo até o terceiro split, e no penúltimo ele era o quinto, somente 5.8s do selvagem francês. Uma curva à esquerda foi fatal para ele, a 8km do final.

"Eu cheguei rápido demais naquela curva - Räikkönen admitiu - e por este motivo eu saí. Estou aqui para aprender, e cometendo erros você aprende. Eu estava fazendo voltas boas, estava indo muito rápido, é realmente uma pena, mas infelizmente estas coisas acontecem quando você está acelerando forte."

Então, a equipe Citroën Junior fez um milagre, reconstruindo o C4 número 8 e dando a Räikkönen a oportunidade de estar na largada do segundo dia graças à regra do Super Rali.

"O mais difícil esta manhã era encontrar a motivação certa para Kimi ser rápido novamente, após os dez minutos perdidos ontem," explicou seu co-piloto Kaj Lindström.

Temos que admitir que o ex-co-piloto de Makinen fez um ótimo trabalho ao motivar Räikkönen, que se reergueu da 26ª à 14ª posição. Marcando o quinto melhor tempo na primeira passada do estágio Sestrimo e o sexto melhor no Lyubnitsa.

"Foi um dia útil para ganhar experiência no asfalto - disse Kimi, lacônico como sempre - e estamos ganhando posições, veremos onde poderemos chegar no final da corrida."

Räikkönen não disse, mas ele queria a décima posição: ele poderia alcançar Henning Solberg. Então, após ter problemas com a barra estabilizadora dianteira, no fim, Kimi teve que se contentar com a 11ª colocação.

Agora Räikkönen está pronto para correr em sua casa, na Finlândia. "Uma corrida que ele já conhece - lembra Lindström - então deve nos ajudar, mesmo que no ano passado tenhamos corrido com um Super2000, um carro completamente diferente do C4 WRC."


Fonte: AutoSprint
Agradecimento: TaniaS
Tradução: Fran

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