Kimi Räikkönen foi o observado especial do Rali da Bulgária. O finlandês tem uma sensação especial com o asfalto, seu chão natural, a superfície na qual ele cresceu, e na qual ele se mostrou imediatamente confortável, mesmo no rali, conquistando um ótimo segundo lugar no Rali da Lanterna, há um mês, após ter lutado com Ogier.E Kimi na Bulgária não desapontou nada: ele começou a corrida com uma performance tão bela que deveria ser um retrato, ele era até mesmo o quarto no geral após o SS3, à frente dos dois pilotos oficiais da Ford, Hirvonen e Latvala!
Mas então o finlandês saiu da pista, no SS4, colocando sua corrida em perigo. Naquele estágio, na segunda passada em Belmeken, o ex-piloto da Ferrari estava competindo com Loeb e Sordo até o terceiro split, e no penúltimo ele era o quinto, somente 5.8s do selvagem francês. Uma curva à esquerda foi fatal para ele, a 8km do final.
"Eu cheguei rápido demais naquela curva - Räikkönen admitiu - e por este motivo eu saí. Estou aqui para aprender, e cometendo erros você aprende. Eu estava fazendo voltas boas, estava indo muito rápido, é realmente uma pena, mas infelizmente estas coisas acontecem quando você está acelerando forte."
Então, a equipe Citroën Junior fez um milagre, reconstruindo o C4 número 8 e dando a Räikkönen a oportunidade de estar na largada do segundo dia graças à regra do Super Rali.
"O mais difícil esta manhã era encontrar a motivação certa para Kimi ser rápido novamente, após os dez minutos perdidos ontem," explicou seu co-piloto Kaj Lindström.
Temos que admitir que o ex-co-piloto de Makinen fez um ótimo trabalho ao motivar Räikkönen, que se reergueu da 26ª à 14ª posição. Marcando o quinto melhor tempo na primeira passada do estágio Sestrimo e o sexto melhor no Lyubnitsa.
"Foi um dia útil para ganhar experiência no asfalto - disse Kimi, lacônico como sempre - e estamos ganhando posições, veremos onde poderemos chegar no final da corrida."
Räikkönen não disse, mas ele queria a décima posição: ele poderia alcançar Henning Solberg. Então, após ter problemas com a barra estabilizadora dianteira, no fim, Kimi teve que se contentar com a 11ª colocação.
Agora Räikkönen está pronto para correr em sua casa, na Finlândia. "Uma corrida que ele já conhece - lembra Lindström - então deve nos ajudar, mesmo que no ano passado tenhamos corrido com um Super2000, um carro completamente diferente do C4 WRC."
Fonte: AutoSprint
Agradecimento: TaniaS
Tradução: Fran
Sem comentários:
Enviar um comentário