27 de julho de 2010

Coluna do Kimi: à corrida em casa de primeira classe

Prévia do Rali da Finlândia traduzida do Finlandês

Tenho esperado por isso há tanto tempo, desde que entrei no automobilismo, e agora eu finalmente terei a chance de pilotar pela primeira vez na primeira classe, uma corrida de WRC na Finlândia. Já pilotamos em Jyväskylä com Kaitsu no ano passado, mas não dá para comparar com isto. Este carro WRC é uma máquina completamente diferente do que era o 2000 há um ano. A velocidade é loucamente maior.

Na F1, em algum lugar na Hungria, os bancos se enfeitavam com bandeiras finlandesas, mas é completamente diferente pilotar uma corrida em casa de verdade. Estamos com sensações ótimas, há muitas pessoas vindo ao rali de júbilo e todos nós, pilotos finlandeses, vamos conseguir muito apoio do lado da estrada.

Este é o ponto alto da temporada. Uma corrida em casa ainda significa o máximo para todo piloto.

Foi um pouco útil que já pilotamos pela estrada. O básico já foi feito.

As notas de ritmo começaram a melhorar o tempo todo.

Bem, não terminamos o rali na última vez por causa daquela pequena besteira na noite de sábado durante o último estágio em Väärinmaja. Esta vez, o mesmo lugar não vai ser sorrateiro. Agora eu tenho um tipo de máquina que vai muito mais rápido.

Eu só tenho que ser realmente afiado para que o carro fique na estrada.

Fizemos um teste realmente bom de novo. Tudo funcionou muito bem e nós melhorarmos o carro. Eu gosto muito destas estradas. Este é agora o sétimo rali WRC deste ano, e após tantas largadas, entender como trabalhar com o carro se torna mais fácil o tempo todo.

É muito melhor pular na cabine e começar a acelerar na corrida em casa quando tenho chances de pilotar mais rápido do que no ano passado. Mesmo assim, isto não vai mudar o fato de que mesmo que sejamos mais rápidos, os caras da frente vão loucamente rápidos quando comparados aos outros.

Novamente vamos seguir o mesmo esquema. Para nós, o mais importante é que terminemos o rali. É a única maneira de marcar pontos e nós os queremos. É completamente realista estar entre o quinto e o décimo lugar com uma performance regular, se não errarmos. É um bom objetivo.

Juha Kankkunen está fazendo um retorno e é realmente interessante ver qual será seu ritmo. Ele pilotou em Jyväskylä 20 vezes, então nada lá vai surpreendê-lo de nenhuma maneira. Bem-vindo de volta!

Fonte: kimiraikkonen.com
Agradecimento: Nicole
Tradução: Fran

Sem comentários: